Ter companhia para comer faz bem para a saúde

Tendência é comer menos e devagar em refeições compartilhadas

Redação FamiliarIdades
Comer com companhia evita a ingestão muito rápida de alimentos. Foto: Getty Images.
Comer com companhia evita a ingestão muito rápida de alimentos. Foto: Getty Images.

Não tem nada mais gostoso do que sentar à mesa para compartilhar refeições e histórias. Seja com amigos ou com a família, o hábito faz bem para a saúde. O Guia Alimentar para a População Brasileira indica que comer com companhia evita a ingestão muito rápida de alimentos e em grandes quantidades. 

Compartilhar com outras pessoas as receitas favoritas ainda amplia o prazer de comer. Além disso, garante uma dieta mais equilibrada e saudável, pois tendemos a cozinhar alimentos mais frescos e de qualidade. 

Da mesma forma, o planejamento em conjunto pode ser divertido. Envolver crianças e adolescentes nesse processo, por exemplo, fará com que eles conheçam novos alimentos e se acostumem com uma vida mais saudável.

Refeições em grupo

O convívio à mesa é uma característica humana de integração e interação na sociedade. Somos seres sociais, e comer coletivamente remonta à Pré-História. 

Segundo a nutricionista Patrícia Jaime, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, compartilhar a refeição tem um impacto significativo na vida das pessoas. 

“Comer diante da TV, escolhendo alimentos de fácil consumo no sofá, é completamente distinto de quando nos alimentamos em companhia, à mesa, de preferência após preparar a receita com um parceiro ou com a família”, disse a professora, em entrevista à Rádio Usp.

Atualmente, com a correria do dia a dia e das longas jornadas de trabalho, muitas vezes não sobra tempo para que as refeições sejam feitas da forma adequada. Isso influencia negativamente nossas escolhas e a quantidade que ingerimos. 

“As ramificações dessas transformações são diversas. Ao ingerirmos rapidamente, corremos o risco de consumir mais do que o necessário, uma vez que o organismo leva um tempo para nos proporcionar a sensação de saciedade. Além disso, a mastigação reduzida dificulta a digestão”, explicou a professora.

Portanto, dê atenção às refeições em família. Envolva todos no processo, seja para preparar os alimentos ou dispor talheres e pratos na mesa. Desligue a televisão. Uma música relaxante poderá tornar esse momento especial. Bom apetite!

Link copiado