O arroz e o feijão podem ganhar cara nova com alguns temperos especiais. Assim como as saladas e as proteínas. São inúmeras possibilidades para além do alho e da cebola. Por isso, vale a pena experimentar novas combinações para sair do trivial.
Os temperos, principalmente os frescos, garantem preparações mais saudáveis e com menos sal, o que contribui com a saúde. Também são fontes de vitaminas e contêm propriedades antioxidantes. Portanto, tenha sempre ervas frescas em casa para reforçar o sabor dos alimentos.
Ervas e temperos para caprichar nas preparações:
Tomilho
Possui vitaminas do complexo B, C e A. Também tem minerais como magnésio, cálcio e potássio. É digestivo, anti-inflamatório, bem como expectorante. Pode enriquecer preparações de legumes assados, frango grelhado e até omeletes. Algumas folhinhas já garantem um sabor incrível.
Orégano
O orégano pode ser utilizado em várias preparações além da pizza. A erva contém vitamina C e A, cálcio e potássio e ajuda nas funções gástricas e biliares. Experimente usar em carnes, molhos de salada, pratos com queijos, assim como em assados.
Cúrcuma
A cúrcuma possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim, ajuda a combater doenças cardíacas e inflamatórias, como a artrite. A cúrcuma tem um sabor terroso e pode ser adicionada às preparações mais simples, como o arroz, assados e sopas.
Gengibre
Com propriedades digestivas e anti-inflamatórias, o gengibre melhora a digestão e alivia dores musculares. Já experimentou adicionar gengibre ralado ao tempero do frango? O ingrediente pode ser utilizado em inúmeras preparações, mas fique atento à quantidade, pois possui sabor forte.
Salsa
Um tempero rico em nutrientes. É uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro e cálcio. A salsa também possui propriedades diuréticas e digestivas. Este ingrediente versátil pode dar um toque especial em molhos, carnes, saladas e sopas.