Sustentabilidade: 10 formas de defender essa ideia em casa

Contribuir com o meio ambiente é fazer escolhas inteligentes no dia a dia

Redação FamiliarIdades
As lâmpadas de LED são muito mais econômicas, além de terem o seu processo de fabricação e descarte mais compatíveis com os conceitos de sustentabilidade. Foto: Getty Images.
As lâmpadas de LED são muito mais econômicas, além de terem o seu processo de fabricação e descarte mais compatíveis com os conceitos de sustentabilidade. Foto: Getty Images.

Você pode ajudar a preservar o meio ambiente mudando o seu olhar na hora de escolher produtos e ao organizar as tarefas da casa no dia a dia. Além do mais, substituir alguns materiais podem reduzir o consumo e ajudar o planeta.

Veja como defender a sustentabilidade na sua casa:

Caixa coletora de água de banho

O chuveiro ainda é o grande vilão do desperdício de água, representando boa parte do consumo da família – mesmo em banhos curtos. Quem tem chuveiro a gás desperdiça ainda mais enquanto espera a água chegar na temperatura ideal. Por isso, uma boa ideia é coletar a água para usar em outras finalidades, como lavar o quintal, por exemplo.  

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são muito mais econômicas, além de terem o seu processo de fabricação e descarte mais sustentável. Existem no mercado opções de luz amarela e branca, o que facilita a troca em todos os cômodos da casa garantindo uma iluminação confortável para todos os ambientes.

Madeira certificada

Na hora de escolher os móveis, dê preferência para os que levam o selo de madeira certificada. Isso significa que todo o processo de fabricação foi feito respeitando o meio ambiente com baixo impacto. Além disso, se tiver um sofá ou poltrona que não quer mais, procure postos de descarte ou centros que recuperam esses móveis para, depois, destinar à doação. 

Luminária de energia solar

Luminárias para o jardim recarregáveis com energia solar são práticas, baratas e dão um charme todo especial para a decoração. Basta posicionar o equipamento  em locais com incidência de sol e elas já funcionam automaticamente à noite. Há, também, modelos híbridos de energia solar e elétrica. 

Caixa de gordura

Se você não tem, instale. Isso vai reduzir a poluição da água e do solo. A caixa evita que restos de alimento e gordura sejam despejados na rede de esgoto, causando um enorme impacto no meio ambiente. 

Lixos para a coleta seletiva

Muitas cidades contam com coleta seletiva ou pontos de descarte. Para facilitar a separação do lixo no dia a dia, use lixeiras específicas. Isso vai melhorar o fluxo do descarte e evitar que produtos que podem ser reciclados acabem no lixo comum.

Filtro de barro

Purifica a água sem usar produtos químicos e não gera resíduos. Não produz plástico nem lixo e não utiliza energia elétrica. São ótimos para compor a decoração da cozinha e despertar as memórias afetivas. Além disso, mantém a temperatura em um nível refrescante. 

Capachos, tapetes e tecidos

Ter em casa objetos de materiais naturais que geram pouco impacto no meio ambiente também são soluções inteligentes. Esteja atento à composição dos produtos. Hoje, já existem no mercado produtos de fácil decomposição ou que podem ser reciclados.

Equipamentos eletrônicos de baixo consumo

Equipamentos como geladeiras e máquinas de lavar contam com um selo que mostra a eficiência energética. Compare os produtos e escolha o de menor impacto para o meio ambiente. Além disso, junte as roupas sujas durante alguns dias para fazer menos lavagens e gastar menos água. 

Vaso sanitário com caixa acoplada

Utilizam menos água quando são acionados, de 3 a 6 litros. Assim, oferecem uma economia de até 40% em relação a outros modelos.

Link copiado