Renovar a casa é desafiador se o custo for alto e o dinheiro, curto. Afinal, optar pelo bem-estar pode, muitas vezes, comprometer a economia e vice-versa. Mas, para que os dois fatores estejam equilibrados, você precisa pensar bem. Com planejamento e estratégias inteligentes, dá para transformar o seu lar sem comprometer as finanças.
10 estratégias para renovar a casa sem gastar muito
- Defina seus objetivos. Pense bem sobre o que quer realizar: aumentar o conforto, melhorar a função de um cômodo da casa, atualizar a decoração, fazer reparos e melhorias ou aumentar o valor de revenda, entre outros.
- Planeje detalhadamente. Faça um plano com cronograma, materiais, ferramentas, ajudantes de obra (se necessário) e eventuais licenças.
- Defina um orçamento. Calcule quanto dinheiro tem para saber se cobrirá os custos. Defina limites de gastos para cada etapa do projeto e leve em consideração o que pode ser excluído ou reparado caso seja necessário. Acrescente 20% de reserva ao orçamento para suprir gastos imprevistos.
- Seja criativo com o dinheiro. Caso precise de um financiamento, pesquise e determine o que é melhor para você e se poderá arcar com as prestações. Usar cartão de crédito pode ajudar quando for parcelado sem juros. Caso contrário, considere as taxas altas envolvidas e se você poderá pagar as prestações durante o período estipulado. Usar o limite de crédito de sua conta bancária dá mais flexibilidade de quando pagar, mas os juros são altos e pode virar uma bola de neve. Então, opte sempre pelo maior custo/benefício e tenha cuidado ao pedir empréstimo para gastar em coisas que você quer, mas são dispensáveis.
- Use materiais reciclados ou recuperados. Com a imaginação, transforme materiais reciclados ou antigos em peças personalizadas e charmosas. Visite mercados de antiguidades, lojas de peças de segunda mão, ferros velhos ou até mesmo sites especializados em itens usados.
Mais:
- Diy. Fazer o trabalho você mesmo é uma economia considerável. O gasto com mão de obra é alto. Então, procure fazer o que pode e deixe para terceiros o que não sabe ou não tem tempo para fazer. Exemplos de coisas simples que podem ser feitas por você para dar um “up” na casa são: renovar as tomadas, maçanetas, puxadores e luminárias, pintar as paredes, investir em uma iluminação diferenciada e pontual para criar um impacto visual, pintar seus móveis, colocar pisos e azulejos adesivos e muitos outros recursos disponíveis e baratos.
- Compre ofertas. Aproveite as ofertas em sites. Da mesma forma, procure materiais em saldão, brechó e setores de liquidação das lojas.
- Foque em áreas de alto impacto. Priorize a cozinha, banheiros e pisos, pois são áreas de grande impacto. Sem gastar muito, você pode pintar as bancadas, armários ou as paredes para atualizar as cores e colocar pisos adesivos sem gastar com mão de obra, por exemplo. E não se esqueça de explorar alternativas que imitam materiais de alto padrão, proporcionando o mesmo visual elegante por um custo muito menor.
- Faça uma coisa de cada vez. Divida a reforma em projetos pequenos e finalize um antes de começar o seguinte. Essa forma de agir pode evitar despender de muito dinheiro de uma só vez.
- Seja “cara de pau”. Peça emprestado ferramentas e equipamentos que precisar para familiares, amigos ou vizinhos. Mas seja cuidadoso para devolvê-los no mesmo estado que recebeu.