Pode parecer bobeira. Mas a mudança de certos hábitos reduz consideravelmente a conta de luz na sua casa. Além disso, contribui para o meio ambiente, já que a geração de energia elétrica também pode impactar o planeta.
Veja como evitar o desperdício de energia:
1. Troque suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. Elas são até 80% mais econômicas, além de apresentar vida útil muito mais longa.
2. Use aparelhos eficientes e econômicos. Opte por eletrodomésticos e eletrônicos com classificação energética A ou superior, pois consomem menos energia.
3. Desligue aparelhos em standby. Desligue completamente os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, já que o modo standby também consome energia.
4. Garanta um isolamento térmico adequado. Portanto, vede eventuais frestas ao redor de portas e janelas. Opte por vidros duplos e instale cortinas pesadas para reduzir a transferência de calor.
5. Se usar ar-condicionado… Mantenha portas e janelas fechados. É importante, também, limpar os filtros regularmente para garantir a eficiência.
6. Acumule roupa suja. Assim, você não precisa usar a máquina de lavar tantas vezes. Da mesma forma. use sabão de qualidade e na medida certa. Opte pelo modo eco e evite horários de pico (começo da noite). Faça a manutenção periódica dos filtros.
7. Forre a tábua de passar com capa metálica. Dessa maneira, você evitará a perda de calor e não vai precisar virar a peça muitas vezes. Finalmente, junte a maior quantidade de roupa possível para ligar o ferro somente uma vez na semana.
E tem mais:
8. Desligue o chuveiro ao ensaboar o corpo. Diminua o tempo do banho, bem como evite horários de pico (entre 18 e 21h).
9. Deixe a geladeira respirar. Ela deve estar localizada em um local ventilado, com a borracha de vedação intacta e longe do fogão. Não forre as grades, porque isso dificulta a passagem de ar e refrigeração. Do mesmo modo, evite deixar a porta aberta ou colocar alimentos quentes dentro.
10. Corte o hábito de dormir com a TV ligada. Utilize a função timer para que o aparelho desligue automaticamente em um horário específico.
11. Apague dispositivos eletrônicos. Em suma: tire da tomada até mesmo os carregadores de celular e computadores quando não estiverem em uso.
12. Considere instalar painéis solares. Investimento que se paga em longo prazo, a energia solar pode, eventualmente, reduzir a conta de luz em até 90%.
Agora que você já aprendeu como economizar com a conta de luz, que tal fazer uma inspeção na sua casa para identificar eventuais focos de gasto?