A preocupação com a qualidade do ar é cada vez mais frequente, principalmente dentro de casa. Equipamentos com cada vez mais funcionalidades, conhecidos como purificador de ar, ajudam a deixar o ambiente livre de ácaros, bactérias, fungos, assim como odores.
Imóveis que contam com o sistema também são mais valorizados. Afinal, esses equipamentos removem partículas indesejadas do ar com diferentes tecnologias. Por exemplo: filtro HEPA, carvão ativado e UV-C. Mas o objetivo é o mesmo: ter um ambiente com ar mais puro, limpo e saudável.
Ao comprar um purificador de ar, avalie:
Espaço
Antes de comprar o equipamento, é preciso verificar o tamanho do espaço. Isso permite escolher com base no fluxo de ar. Pequenos cômodos (até 20 m²): purificadores compactos. Grandes salas (acima de 40 m²): purificadores com maior capacidade.
Tipo de filtro do purificador de ar
- Filtro HEPA: Remove até 99,97% das partículas de poeira, pólen e ácaros.
- Filtro de carvão ativado: Absorve odores e gases.
- Filtro pré-filtro: Capta partículas maiores, como poeira e pêlos de animais.
- Alguns modelos combinam diferentes filtros para maior eficiência.
Manutenção e custo
Verifique a disponibilidade e o preço dos filtros de reposição. Veja se o aparelho indica quando os filtros precisam ser trocados.
Eficiência energética
Prefira modelos com selo Procel (Brasil) ou Energy Star (internacional) para economizar energia.
Consulte um especialista
Existem modelos com diferentes preços no mercado. Se você investir em um modelo maior com potencial para filtrar grandes áreas da sua casa, consulte um especialista antes de realizar a compra para avaliar a capacidade do equipamento, uso da rede elétrica e outras funcionalidades.