Por que não posso partir comprimidos de remédio?

Fique atento à bula para garantir a eficácia dos tratamentos

Redação FamiliarIdades
Quebrar o remédio pode comprometer o tratamento. Foto: Getty Images.
Quebrar o remédio pode comprometer o tratamento. Foto: Getty Images.

Já cortou um remédio ao meio porque ele era grande? Ou resolveu tomar apenas a metade da dose porque não encontrou o medicamento na farmácia? Saiba que essa atitude pode comprometer a eficácia do tratamento, colocando a sua saúde em risco. 

Uma pesquisa da Universidade Católica de Pelotas e publicada pela revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada avaliou os impactos da divisão dos comprimidos de hidroclorotiazida. Esse remédio controla a pressão arterial, um problema que afeta cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil.

Dose certa de remédio

O teste analisou 750 comprimidos. Quando partidos ao meio, nenhuma metade apresentou a mesma quantidade de princípio ativo. Consequentemente, isso impactou no tratamento da hipertensão, pois alterou a forma de absorção do medicamento pelo organismo. 

Cada medicamento passa por testes e é desenvolvido para que libere o princípio ativo em determinado espaço de tempo. Se partido, esse processo pode ser afetado. Dessa forma, compromete o tratamento. 

Além disso, a pesquisa também revelou que partir os medicamentos não é uma tarefa simples. Pois a medicação pode ser fragmentada em mais de dois pedaços durante o corte. 

Então, caso não encontre a dose prescrita pelo seu médico ou esteja com dificuldades para ingerir a medicação, o melhor caminho é buscar ajuda de um profissional de saúde. Assim, ele pode ajustar a receita.

Cuidados com o seu tratamento:

  • Consulte sempre um profissional de saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, converse com seu médico ou farmacêutico para saber a dose adequada e as possíveis interações com outros remédios.
  • Leia a bula. Siga a dosagem prescrita e a forma como o remédio deve ser ingerido. Existem instruções específicas, como tomar antes ou depois das refeições. 
  • Fique atento aos horários. Estabeleça uma rotina para a ingestão dos medicamentos. Dessa maneira, siga rigorosamente os horários prescritos. Isso ajuda a manter níveis estáveis da substância no organismo, otimizando o efeito.
  • Não altere a dosagem por conta própria. Jamais ajuste a dosagem ou interrompa o uso de um medicamento sem a orientação de um profissional de saúde. Mudanças podem comprometer a eficácia do tratamento. Ou causar efeitos colaterais indesejados.
  • Evite a automedicação. Isso pode levar a complicações de saúde. Portanto, não tome medicamentos sem prescrição médica, mesmo que pareçam inofensivos.
Link copiado