Os temperos transformam pratos simples em experiências culinárias memoráveis. No entanto, muitas vezes, alguns deles parecem iguais à primeira vista. Mas, na culinária, nem sempre o que parece é.
Veja algumas confusões comuns e aprenda a diferenciar as propriedades e características desses temperos parecidos na cozinha:
Cúrcuma e açafrão
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades antioxidantes semelhantes. Contudo, eles se diferenciam no sabor.
A cúrcuma, um tempero conhecido por sua cor amarela intensa, é usada principalmente para colorir e dar sabor a alimentos, especialmente na culinária indiana, embora seja acessível e popular entre os brasileiros. Tem um sabor quente e terroso, com notas amargas e picantes, bem como aroma menos sutil.
Já o açafrão, por outro lado, tem um aroma floral. Ele é uma das especiarias mais caras do mundo e tem um sabor marcante. Geralmente acompanham, em quantidades menores, pratos mais requintados, como risotos e paellas. Da mesma forma, sua cor alaranjada intensa também embeleza os alimentos.
Coentro e salsa
A culinária utiliza amplamente a salsa e o coentro. Entretanto, essas duas ervas possuem sabores e características distintas.
O coentro tem um sabor fresco e cítrico, com notas de limão e laranja. É frequentemente usado na culinária asiática e latina. No Brasil, incrementa diversos pratos tipicamente nordestinos. Dele, podemos aproveitar folhas e sementes.
A salsa tem um sabor leve e ligeiramente picante, com notas de leve amargor. Seu aroma é suave e refrescante, adicionando um toque de frescor aos pratos. Ela é frequentemente usada para realçar o sabor de receitas salgadas, assim como saladas, molhos e sopas.
Manjericão e hortelã
A hortelã e o manjericão também são duas ervas frescas com sabores marcantes e propriedades distintas.
O manjericão é uma erva aromática muito utilizada na cozinha italiana, especialmente no molho pesto. Tem um sabor doce e picante, com notas de anis e cravo, e o aroma é perfumado e característico, com um toque de menta. Além de sua utilização culinária, também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Já a hortelã tem um sabor fresco, mentolado e ligeiramente adocicado, assim como um aroma refrescante e característico. Oferece uma sensação de frescor na boca, combinando com sobremesas, chás e pratos típicos do Oriente Médio. Possui propriedades digestivas, oferecendo alívio a desconfortos estomacais.