Panelas: Conheça os tipos e funções na hora de cozinhar

Materiais interferem no tempo de cozimento dos alimentos

Redação FamiliarIdades
Quem não gosta de uma panela que não gruda? Foto: Getty Images.
Quem não gosta de uma panela que não gruda? Foto: Getty Images.

As panelas são as estrelas das cozinhas. Afinal, são as responsáveis por garantir um bom resultado das preparações. Por isso, vale a pena conhecer os diferentes tipos de materiais e investir em modelos funcionais. 

Pois cada uma apresenta vantagens e desvantagens. Então, o que deve ser considerado na hora da escolha é a qualidade, o tempo de cozimento, assim como os metais que podem ser liberados durante as preparações. 

Para ajudar principalmente os chefs mais amadores, o Guia Michelin detalhou cada modelo, indicando as melhores formas de preparar os alimentos. Confira:

Panelas de alumínio

São as queridinhas no Brasil, pois são fáceis de usar e limpar. Mas, durante as preparações, o alumínio pode ser transferido para os alimentos, o que é prejudicial para a saúde. Então, para evitar a contaminação, a dica é não preparar alimentos muito ácidos ou com muito sal. Da mesma forma, nunca deixe a comida pronta armazenada na panela. Assim que terminar de cozinhar, armazene em outro recipiente.

Teflon

Quem não gosta de uma panela que não gruda? O teflon é antiaderente e as preparações podem ser feitas sem a adição de gorduras. Além disso, a limpeza fica bem mais fácil. É possível encontrar diversas panelas com preços acessíveis. Mas é preciso ter cuidado para não riscar. Isso reduz a vida útil e também pode contaminar os alimentos. 

Aço inox

Esquentam rapidamente e distribuem bem o calor. Então, servem para cozimentos mais lentos. São bonitas e duráveis. Além disso, facilitam a limpeza. Geralmente possuem ferro, titânio e níquel na composição. Assim, pessoas alérgicas ao níquel não devem cozinhar alimentos como brócolis, couve-flor ou repolho, que contêm enxofre e podem aumentar o nível do metal absorvido. 

Titânio

Considerada a mais segura por não liberar metais. Também é durável e resistente. O preço, no entanto, pode ser alto. Em compensação, ela aquece rápido, embora não mantenha o calor por muito tempo. Por isso, são presença garantida nas cozinhas profissionais.

Cerâmica

A panela de cerâmica é o sonho de consumo de muitos brasileiros. O preço também é mais elevado. Mas ela se destaca pela durabilidade. Além do mais, mantém bem o calor dos alimentos. Só exige cuidado durante o uso para não danificar o revestimento. 

Ferro

É aquele peso que a gente ama. Concentra bem o calor, sendo indicada para preparos mais longos, justamente por manter a temperatura. No entanto, tenha cuidado com a limpeza. Depois de lavar, o ideal é secar no fogão para que ela não enferruje. Então, passe um papel toalha ou guardanapo com um pouquinho de óleo antes de guardar.

Barro

Panela ideal para cozimentos lentos. Ela mantém o calor por muito tempo. Pode ser usada no fogão, no forno convencional e no forno a lenha. A desvantagem é que são frágeis. Além disso, a limpeza também exige um pouco mais de atenção. 

Vidro

As panelas de vidro são charmosas e práticas. Rápidas para aquecer e limpar. Podem, inclusive, ser usadas para guardar os alimentos na geladeira. A desvantagem é a fragilidade do material: choques térmicos podem rachar ou quebrar o item. 

Link copiado