Manter o controle das despesas da casa é essencial para manter um orçamento doméstico saudável. Além disso, um bom planejamento financeiro vai ajudar você a não contrair dívidas desnecessárias e até conseguir fazer sobrar um dinheirinho no final do mês.
Confira as dicas para controlar as finanças da casa:
Crie um plano de gastos
Uma das formas de manter a organização do orçamento doméstico é criar um plano de gastos. Em uma planilha, você pode descrever todas as despesas do mês. Assim, conseguirá entender para onde está indo o seu dinheiro.
A partir do momento em que você consegue manter esse controle, fica mais fácil definir algumas metas para o curto e longo prazo. Comece tentando definir limites para certos tipos de despesas. Aproveite para investir o dinheiro poupado. Dessa maneira, poderá cumprir objetivos futuros, como uma viagem dos sonhos ou a compra de um bem material.
Use aplicativos de controle financeiro
Uma dica legal para controlar o orçamento doméstico, além das planilhas, é usar aplicativos para essa finalidade. Apps como CoinKeeper, Minhas Economias e Monefy permitem que você controle seu orçamento diário, categorize as despesas, acompanhe os gastos diários, crie relatórios e muito mais. Tudo isso usando apenas o celular.
Identifique gastos supérfluos
Pensando especificamente em formas de reduzir os seus gastos, é primordial conseguir identificar coisas que são supérfluas no orçamento doméstico. Se você pode fazer uma comida em casa para jantar em uma sexta-feira à noite, realmente é necessário pedir um delivery mais caro? Se dá para ir de ônibus, vale realmente pagar quatro vezes mais em um app de corrida?
Claro que cada caso é individual, mas se você conseguir fazer mudanças desse tipo, dá para economizar uma grana no final do mês.
Busque alternativas para reduzir despesas
Além de cortar despesas supérfluas, você também pode encontrar outras alternativas para economizar. Nem todo tipo de despesa dá para ser cortada, mas é possível contornar.
A conta de luz, por exemplo, é uma despesa fixa que não pode ser cortada. Mas será que não dá para diminuir? Apagar as luzes quando não estiver nos locais, diminuir o tempo no banho quente, evitar usar a máquina para lavar poucas peças de roupas são alguns tipos de atitudes sustentáveis que podem ajudar a reduzir o valor da conta.
Outro exemplo: em compras de mercado ou shopping, é possível repensar a necessidade de alguns produtos que você quer levar ou buscar por alternativas mais baratas que cumpram a mesma finalidade.
No começo pode ser difícil adaptar a rotina de sua família a um orçamento doméstico delimitado. Entretanto, isso vai garantir boas noites de sono com mais segurança no futuro.