
A culinária italiana é cheia de aromas e sabores. Um dos pratos mais tradicionais é o nhoque. A versão mais conhecida, feita com batatas, ganhou popularidade no século 19, tornando-se um prato essencial da culinária italiana e de diversas outras culturas ao redor do mundo.
Além da história, o nhoque também carrega um simbolismo especial. Segundo a tradição, o dia 29 de cada mês é conhecido como “Dia do Nhoque da Fortuna”, quando se coloca uma nota de dinheiro sob o prato ao comer os primeiros pedaços. O ritual é feito para atrair prosperidade.
O nhoque permite inúmeras combinações e pode ser servido em almoços ou jantares. Afinal, a receita se adapta a diferentes molhos, como bolonhesa, pesto, assim como quatro queijos. Experimente e traga um pouco da tradição italiana para sua cozinha preparando a receita em casa. Confira:
Nhoque caseiro
Ingredientes:
- 4 batatas grandes
- 1 xícara de farinha de trigo (ou mais, se necessário)
- 1 ovo
- Sal a gosto
- Molho de tomate e queijo parmesão para servir
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Escorra e amasse bem até formar um purê. Deixe esfriar um pouco e adicione o ovo e o sal. Acrescente a farinha aos poucos, misturando até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos.
Em uma superfície enfarinhada, modele a massa em rolinhos e corte pequenos pedaços para formar os nhoques. Ferva uma panela com água e cozinhe os nhoques até que subam à superfície. Retire com uma escumadeira.
Você também pode colocar manteiga em uma frigideira e dourar os nhoques. Sirva com o molho de sua preferência.