
Um bom molho de tomate transforma o sabor dos pratos. Afinal, seja nas massas, pizzas ou no tradicional parmegiana, a preparação carrega sabores intensos e deixa tudo mais apetitoso.
Mas, apesar de parecer simples, a receita exige alguns cuidados para que fique com menos acidez e com sabores intensos. A dica para um bom molho é usar tomates frescos, pelados ou passata. Isso vai ajudar a chegar em uma consistência encorpada e com muito mais sabor. Outro segredo é deixar cozinhar lentamente.
Não use muitos temperos. Um bom molho tem poucos ingredientes para que realmente realce o sabor dos tomates.
Confira a receita do molho de tomate:
Ingredientes:
- 1 kg de tomates bem maduros ou 1 lata (400g) de tomates pelados ou a mesma medida de passata
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- 2 dentes de alho inteiros
- 1/2 cebola pequena
- Sal a gosto
- Folhas de manjericão fresco a gosto
- 1 pitada de açúcar ou meia cenoura picada (opcional, apenas se o tomate estiver muito ácido)
Modo de preparo: Se for usar tomates frescos, faça um corte em cruz na base de cada um e mergulhe-os em água fervente por 30 segundos. Depois, transfira para água fria e retire a pele. Corte os tomates ao meio e retire as sementes. Pique os tomates grosseiramente.
Se for usar os tomates pelados, amasse antes de iniciar o processo.
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo baixo e adicione os dentes de alho inteiros e a cebola picada. Deixe dourar levemente para aromatizar o azeite, depois retire o alho.
Adicione os tomates picados, pelados ou a passata. Tempere com sal e mexa bem. Se necessário, adicione uma pitada de açúcar para equilibrar a acidez. Você também pode substituir por meia cenoura picada. Ela vai se dissolver durante o cozimento.
Cozinhe em fogo baixo por 30 a 40 minutos, mexendo ocasionalmente até que os tomates se desmanchem e o molho fique encorpado. Se necessário, adicione água e deixe ferver por mais tempo. O manjericão só entra no final, quando a preparação já estiver pronta.