Misturar produtos de limpeza pode trazer riscos à saúde

Reações químicas inesperadas são perigosas; confira as recomendações

Redação FamiliarIdades
Quando misturamos produtos em casa, não sabemos quais reações químicas podem ocorrer. Foto: Getty Images.
Quando misturamos produtos em casa, não sabemos quais reações químicas podem ocorrer. Foto: Getty Images.

Diante da alta nos preços dos produtos de limpeza, muitas pessoas recorrem a misturas caseiras na tentativa de economizar ou potencializar a eficácia dos produtos. Há, nas redes sociais, “receitas” de misturinhas para diversas finalidades, que prometem uma remoção “milagrosa “ das sujeiras.

Mas especialistas alertam que essa prática pode ser extremamente perigosa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desaconselha a mistura de substâncias. Afinal, isso pode causar reações químicas prejudiciais à saúde. Por exemplo: intoxicação, queimaduras e, em casos graves, até a morte.

O conselheiro do Conselho Federal de Química (CFQ), Ubiracir Lima, disse, em entrevista ao Estadão, que especialistas desenvolvem esses produtos. Assim, passam por rigorosos testes de compatibilidade, eficácia, bem como segurança antes de serem comercializados.

“Quando misturamos produtos em casa, não sabemos quais reações químicas podem ocorrer, tornando-se um risco imprevisível”, alerta.

Misturas perigosas de produtos de limpeza

Um dos exemplos mais perigosos é a combinação de água sanitária com amônia, que gera cloramina, um gás tóxico que pode causar desmaios e morte por asfixia. 

Outra mistura perigosa é água sanitária com vinagre ou ácido muriático, liberando gás cloro, altamente irritante para olhos, nariz e pulmões. O contato prolongado com essas substâncias pode resultar em doenças respiratórias graves.

O toxicologista Mauricio Yonamine, da USP, reforçou a importância de seguir as recomendações dos fabricantes e jamais improvisar. Caso haja exposição a vapores tóxicos, a primeira medida é sair imediatamente para um local arejado e procurar atendimento médico se os sintomas persistirem.

Seguir as orientações dos rótulos e evitar misturas caseiras é essencial para garantir a segurança e a saúde de todos. Então, atenção!

Link copiado