Já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos diariamente? Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) revelou que cada brasileiro gera em média 381 quilos de lixo ao ano. Isso representa mais de um quilo por dia.
O lixo, quando descartado de forma incorreta, impacta na nossa saúde, na qualidade da água e do solo. Assim, interfere na fauna e na flora. Muitas aves deixam de migrar porque encontram alimento nos resíduos deixados pelas pessoas. Alguns pássaros utilizam até bitucas de cigarro para fazer o ninho.
Mas o lixo na rua também causa problemas durante as enchentes. A água da chuva arrasta sacos plásticos, latas e outros objetos pelas ruas, entupindo as bocas de lobo e impedindo o escoamento correto. Dessa forma, há alagamentos e acidentes.
A forma como os resíduos são armazenados também pode favorecer o surgimento de doenças e pragas, como escorpiões, ratos e infestação de mosquitos. O perigo não é apenas para quem armazena de forma errada, mas também para toda a comunidade.
Reduzir a quantidade de lixo, armazenar e descartar da forma correta é um dos caminhos para que possamos manter o equilíbrio do meio ambiente. Faça a sua parte, separe os materiais recicláveis e contribua com a sua comunidade.
O que posso reciclar?
Papel, plástico, vidro e metal são materiais recicláveis. Separe os itens e coloque em recipientes fechados para que o caminhão faça a coleta. Se não tiver coleta seletiva na sua cidade, busque os ecopontos e centros de reciclagem.
Cuidados com as lixeiras
O lixo só deve ser colocado na lixeira no dia que o caminhão faz a coleta. Tudo deve ser separado em sacos bem fechados. Não coloque nas calçadas. Isso pode atrair ratos e insetos.
Lixo nas ruas
Tomou um refrigerante na rua e não encontrou uma lixeira? Não jogue na calçada. Procure um estabelecimento comercial para fazer o descarte. O mesmo vale para quem consumiu algum produto no carro. Parece mentira, mas muita gente ainda atira o lixo pela janela. Use sacolinhas para armazenar as embalagens e esvazie quando chegar em casa.
Reduza o lixo
Atitudes simples no dia a dia ajudam a diminuir a quantidade de lixo. Troque as sacolas plásticas pelas recicláveis, planeje a sua compra para não levar para casa mais coisas do que precisa. Programe o cardápio para aproveitar todos os alimentos e prefira produtos que ofereçam refil.