Que tal jantar mais cedo para melhorar a saúde?

Rotina pode melhorar sono, além de aliviar azia

Redação FamiliarIdades
Jantar mais cedo também melhora o humor. Foto: Getty Images.
Jantar mais cedo também melhora o humor. Foto: Getty Images.

Jantar mais cedo pode ser uma boa ideia para ganhar mais saúde. Afinal, adiantar o relógio para a última refeição do dia dá mais tempo ao seu corpo para fazer a digestão. Além disso, ainda evita problemas gastrointestinais na hora do sono. 

A nutricionista da Mayo Clinic Diet, Tara Schmidt, afirmou, em reportagem publicada pelo Estadão, que a última refeição deve ser feita de 3 a 4 horas antes de dormir. O corpo digere melhor os alimentos quando está ativo. Isso também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. 

Tara Ilana Muhlstein, nutricionista e autora do livro Love the Food that Loves You Back (Ame o alimento que ama você, em tradução livre), reforça que jantar cedo ajuda o corpo a ter tempo suficiente para digerir os alimentos. Com isso, há redução de problemas como refluxo e azia. 

Outra vantagem é que, ao comer mais cedo, você também pode tomar decisões alimentares mais saudáveis. Dessa forma, evita o consumo de alimentos ultraprocessados, que geralmente são escolhidos quando estamos com fome tarde da noite.

“Quando você acha que cinco e meia é ‘muito cedo’ para jantar, acaba comendo carboidratos processados, como batatinha frita e biscoito, o que leva você a comer demais”, disse Muhlstein.

Jantar mexe com o humor

Jantar mais cedo também melhora o humor e evita as “beliscadas”. Se ainda assim você tiver fome, a orientação é fazer um pequeno lanche com uma fruta ou alimentos ricos em fibras e proteínas.

Jantar muito tarde está associado a uma maior ingestão calórica e a um risco maior de obesidade. Para pessoas com diabetes ou obesidade, esse hábito também ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, o que é importante para controlar o peso e queimar gordura.

Pesquisas sugerem que comer mais cedo ajuda ainda a estabilizar os níveis de glicose no sangue. Além disso, auxilia na regulação do relógio biológico. Consequentemente, melhora a qualidade do sono e reduz o risco de doenças. 

Antes de qualquer grande mudança na alimentação, consulte um profissional de saúde para saber qual a alimentação mais adequada.

Link copiado