Você já passou mal ao ingerir determinado tipo de alimento? Isso pode ser sinal de intolerância alimentar provocada pela má digestão ou alergia, que é uma reação a alguma substância presente no alimento. Apesar de os sintomas serem comuns, os cuidados são específicos para cada tipo de problema.
A intolerância alimentar costuma causar diarreia, dor de cabeça, desconforto abdominal, refluxos, assim como gases. Já a alergia alimentar pode provocar reações gastrintestinais, urticária, inchaço, coceira e eczema.
Intolerância alimentar
A intolerância alimentar ocorre quando há má digestão de determinados alimentos. Segundo o Ministério da Saúde, a manifestação acontece quando o organismo tem deficiência ou ausência de enzimas, que são as responsáveis pela quebra de moléculas maiores dos alimentos.
Quem sofre com a intolerância absorve parcialmente esses alimentos, que podem fermentar. Assim, o resultado é inchaço abdominal, flatulência e cólicas. Além disso, pode haver diarreia.
Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. Apesar dos incômodos causados aos pacientes, quando a intolerância é identificada, um simples ajuste na dieta pode resolver o problema.
Alergia alimentar
Já a alergia alimentar pode ser causada por qualquer alimento. Os mais comuns nesses casos são os de frutos do mar, amendoim e castanhas, leite de vaca, assim como sementes comestíveis.
Mas a manifestação nem sempre é imediata. Pode levar algumas horas ou até dias para os primeiros sintomas aparecerem. As reações mais comuns são urticária, inchaço, coceira, eczema, diarreia, dor abdominal e vômitos.
Em casos mais graves, o paciente pode entrar em choque anafilático e ter falta de ar. Por isso, é importante buscar ajuda médica imediatamente.
Principais sintomas de intolerância alimentar:
- Inchaço abdominal
- Fraqueza
- Dor de estômago
- Gases
- Refluxo gástrico
- Cólicas
- Diarreia
- Náusea
- Dor de cabeça
Principais sintomas de alergia alimentar:
- Coceira na boca ou garganta
- Inchaço dos lábios e língua
- Erupções cutâneas
- Náuseas
- Diarreia
- Vômito
- Dor abdominal
- Tontura
- Dificuldade para respirar