Seu prato tem cores diferentes e o verde-escuro é presença garantida nas refeições? Saiba que os vegetais dessa coloração contribuem muito com a saúde. Por exemplo: melhoram o funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade e reduzem os riscos de doenças cardiovasculares.
Quanto mais colorida e diversa for a refeição, melhor são os resultados para a saúde. Vegetais de folhas verde-escuras, como agrião, espinafre, rúcula, brócolis, couve, almeirão e escarola, apresentam diversas diferenças em sabor, textura e nutrientes.
Entre eles estão os carotenoides, que protegem os olhos, e compostos antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo. Dessa forma, reduzem o risco de doenças nos olhos e problemas cardiovasculares.
As fibras presentes também contribuem com a saúde do intestino, além de prolongar a sensação de saciedade. As vitaminas, A, C e o ácido fólico (vitamina B9), favorecem a cognição e a produção de neurotransmissores, como a serotonina, responsável pelo bem-estar.
O segredo é ser criativo nas refeições, segundo Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças, em Brasília. “Uma sugestão é misturar diferentes tipos de folhas e acrescentar outras hortaliças cozidas”, afirmou, em entrevista ao Estadão.
No momento das compras, é importante escolher vegetais frescos e consumi-los rapidamente para aproveitar ao máximo seus nutrientes. A higienização deve ser cuidadosa, lavando folha por folha e utilizando hipoclorito de sódio para eliminar resíduos.
Em caso de dúvida, consulte um nutricionista.