Horário das refeições pode influenciar saúde mental

Pessoas que trabalham a noite são mais afetadas

Redação FamiliarIdades
Pesquisadores sugerem ajustes no horário das refeições dos trabalhadores noturnos. Foto: Getty Images.
Pesquisadores sugerem ajustes no horário das refeições dos trabalhadores noturnos. Foto: Getty Images.

Um estudo da Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical, nos Estados Unidos, revelou que o horário das refeições pode impactar significativamente o humor. Isso é especialmente comum em pessoas que trabalham à noite.

Os cientistas avaliaram o comportamento de 19 participantes submetidos a um protocolo que simulava trabalho noturno. Assim, os participantes foram divididos em dois grupos. Um seguia horários de refeições diurnas e noturnas. O outro, fazia refeições apenas durante o dia.

Os resultados mostraram que aqueles que mantiveram alimentação diurna apresentaram maior estabilidade emocional. Já o grupo com refeições diurnas e noturnas teve aumento de sintomas semelhantes à depressão e ansiedade durante o turno noturno simulado.

“O momento da ingestão de alimentos pode ser uma nova estratégia para minimizar a vulnerabilidade do humor em pessoas com desalinhamento circadiano“, disse Frank Scheer, diretor do Programa de Cronobiologia Médica da Brigham and Women’s, ao site da Universidade de Harvard.

Os trabalhadores noturnos, que representam cerca de 20% da força de trabalho em sociedades industriais, são mais vulneráveis a transtornos de humor. Dessa maneira, eles têm até 40% mais chances de desenvolver depressão e ansiedade, conforme destacou Sarah Chellappa, coautora do estudo.

Então, para diminuir esses riscos, os pesquisadores sugerem ajustes no horário das refeições dos trabalhadores noturnos ou aqueles que sofrem de transtornos circadianos, que não costumam ficar despertos durante o dia e têm mais atividades à noite. 

Link copiado