
O grão-de-bico é um grande aliado das refeições simples e rápidas. Além disso, contribui muito com a saúde. Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o alimento pode ser uma excelente alternativa para quem busca uma alimentação mais equilibrada no dia a dia.
Uma xícara de grão-de-bico contém 14,5 gramas de proteína, cerca de 20% da necessidade diária de um adulto médio. A proteína é essencial para músculos, tecidos e sistema imunológico.
Ele ainda é rico em ferro, essencial para o transporte de oxigênio no corpo. Uma xícara fornece até 60% da necessidade diária para homens e mulheres na pós-menopausa.
Grão-de-bico x colesterol
Da mesma forma, o grão-de-bico é rico em fibras – 12,5 gramas por xícara, metade da recomendação diária. Contém fibras solúveis, que ajudam a reduzir o colesterol LDL (“ruim”).
A nutricionista Julia Zumpano, do Cleveland Clinic Center for Human Nutrition, nos Estados Unidos, explica, em reportagem publicada pelo Estadão, que essas fibras formam um gel no intestino. Assim, impedem a reabsorção do colesterol e ajudam a controlá-lo naturalmente.
Um estudo publicado no The British Journal of Nutrition mostrou que pessoas que consumiram leguminosas regularmente reduziram o colesterol total e LDL em cerca de 8%.
Combinações saudáveis
Embora o grão-de-bico seja uma proteína “incompleta”, combiná-lo com grãos integrais garante todos os aminoácidos essenciais. Preparações rápidas e fáceis como saladas e até ensopados ajudam a incorporar o ingrediente no cardápio.
É possível encontrar o ingrediente já cozido e pronto para o consumo nos supermercados. Isso contribui também para economizar tempo na cozinha e manter uma dieta saudável.