Com o tempo cada vez mais seco e quente, andar com uma garrafinha de água já virou rotina para muita gente. Mas os cuidados devem ser diários para evitar a contaminação dos recipientes. Caso contrário, podem se transformar em grandes reservatórios de bactérias.
É o que mostra um estudo conduzido por Carl Behnke, professor associado da escola de administração de hotelaria e turismo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. De acordo com ele, as garrafinhas têm todas as características necessárias para estimular a proliferação de bactérias. Por exemplo: umidade, contaminação e, frequentemente, temperaturas quentes.
Alguns cuidados básicos diários, assim como certos modelos, podem contribuir para manter o recipiente sempre limpo. “Eu enxáguo minha garrafa uma vez por dia e lavo uma vez por semana, usando um bom detergente, uma escova para garrafas e um borrifo de água sanitária”, disse o professor em reportagem publicada pelo Estadão. A recomendação é optar por garrafas de boca larga que facilitam a limpeza, de preferência com um canudo para evitar contato frequente com as mãos.
Confira dicas para manter a garrafinha sempre limpa:
- Coloque apenas água para reduzir o risco de proliferação de bactérias. Bebidas como chás ou sucos podem facilitar a contaminação e dificultar a limpeza.
- Não deixe sua garrafinha dentro do carro ou exposta ao sol para evitar as altas temperaturas.
- Lave bem com sabão ou detergente uma vez por dia com uma escova especial e que seja utilizada somente para isso. Deixe secar completamente.
- Não compartilhe sua garrafinha com outras pessoas. Isso também pode causar contaminação.