
As frutas vermelhas podem contribuir muito com a saúde do cérebro. Por exemplo: morango, amora, framboesa, mirtilo, assim como cereja. Elas são ricas em nutrientes e antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce.
Essas frutinhas que antes eram difíceis de serem encontradas no Brasil agora ganham cada vez mais espaço nas prateleiras dos supermercados. Então, que tal adicioná-las ao cardápio da semana para manter a memória afiada?
Benefícios das frutas vermelhas
Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que o consumo de frutas vermelhas ricas em flavonoides, como morangos e mirtilos, ao longo do tempo, pode atrasar o declínio da memória em mulheres mais velhas em dois anos e meio.
Mas o consumo regular de morangos e mirtilos também pode estar relacionado à redução do risco de doenças do coração. Afinal, as antocianinas ajudam a melhorar a função endotelial, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos e prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias.
Para aproveitar todos esses benefícios, recomenda-se consumir frutas vermelhas com iogurtes, saladas e smoothies, por exemplo. O ideal é incluir pelo menos uma porção diária dessas frutas na alimentação.
Dá para congelar os morangos para consumi-los o ano todo. Depois de lavados e secos, armazene em saquinhos. As frutas podem ser consumidas em até seis meses se bem conservadas no freezer.
Para manter a saúde, é importante consumir legumes, frutas, verduras e proteínas nas refeições, além de adotar uma rotina de atividades físicas. Isso vai ampliar o bem-estar e melhorar a qualidade de vida.