Frutas secas ajudam a reduzir risco de diabetes

Pesquisadores descobriram mecanismos que atuam na prevenção da doença

Redação FamiliarIdades
As frutas secas são ricas em nutrientes como flavonoides, carotenoides e fibras. Foto: Getty Images.
As frutas secas são ricas em nutrientes como flavonoides, carotenoides e fibras. Foto: Getty Images.

As frutas secas são saborosas, podem ser levadas na bolsa e são uma ótima opção de lanches rápidos no dia a dia. Mas elas também podem ser grandes aliadas no combate ao diabetes, uma doença que afeta milhões de brasileiros. 

Por muito tempo esse tipo de frutinha deixou de fazer parte do cardápio pela reputação negativa de contar uma grande quantidade de açúcar. Entretanto, um estudo recente ajuda a mudar essa visão. 

Pesquisadores chineses analisaram dados de mais de 428 mil voluntários do UK Biobank, um estudo britânico. Eles descobriram que o consumo de frutas secas pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou usá-la de forma adequada.

O que as frutas secas têm?

As frutas secas são ricas em nutrientes como flavonoides, carotenoides, bem como fibras. Por isso, possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além do mais, ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue. Também possuem vitaminas A, B e minerais como potássio, magnésio e fósforo, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo. 

Como elas ficam secas?

O processo de desidratação remove a água, mas preserva os nutrientes. Assim, uma fruta como a uva fresca tem 0,8 g de fibra por 100 g, enquanto as uvas-passas têm 5 g. O valor calórico de fato sobe, mas basta fazer combinações para equilibrar isso na sua alimentação.

Para incluir frutas desidratadas de maneira saudável no dia a dia, principalmente para quem tem diabetes, é importante ficar atento ao tamanho das porções. Além do mais, combinar as frutas com proteínas como iogurte ou castanhas. Isso ajuda a prolongar a sensação de saciedade.

Propriedade de algumas frutas secas:

Ameixa. Rica em fibras, é uma ótima aliada para quem sofre com prisão de ventre e pode ser usada em sobremesas.

Banana. Contém muito potássio, importante para os músculos. Assim, é uma boa fonte de energia para quem pratica atividades físicas.

Damasco. A cor amarela indica a presença de betacaroteno, um nutriente que ajuda na saúde dos olhos.

Figo. Uma fruta cheia de vitaminas e minerais, além de compostos como flavonoides e carotenoides, que são protetores naturais.

Uva. Conhecida por suas funções antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana e anticarcinogênica. 

Em caso de dúvidas, procure o seu médico.

Link copiado