Finanças: mudanças simples para melhorar as contas

Certos hábitos transformam a forma como você lida com o dinheiro

Redação FamiliarIdades
Finanças: antes de comprar, pense bem se precisa do item. Foto: Getty Images.
Finanças: antes de comprar, pense bem se precisa do item. Foto: Getty Images.

Manter as contas em dia é uma tarefa que exige dedicação. O pensamento pode até parecer simples: gastar menos do que se ganha. Mas imprevistos e contas extras do dia a dia atrapalham os planos de quem pretende poupar. Consequentemente, isso afeta as suas finanças.

Assim, para economizar, é importante ter conhecimento dos valores das contas fixas. Porém, sobretudo, das despesas extras: aquelas do dia a dia, como sair para jantar com os amigos, comprar roupas, ir ao cinema, bem como viajar.

Da mesma forma, ter objetivos também facilita na redução das contas mensais. Por exemplo, a ideia de trocar um carro ou criar uma reserva para viajar pode motivá-lo a estabelecer uma nova relação com o dinheiro. 

Coloque em prática novos hábitos de finanças:

  1. Fique por dentro dos seus gastos. É muito importante saber quanto você ganha e quanto você gasta. Assim, colocar tudo em uma planilha é o primeiro passo. Há diversas ferramentas que auxiliam a controlar esse fluxo. Portanto, aproveite!
  1. Diminua despesas extras. Estabeleça uma quantidade de recursos que você vai usar para jantar fora, como comprar algum item pessoal ou viajar. Só essa mudança de hábito pode ajudá-lo a economizar um bom dinheiro.
  1. Compare preços. Procure na internet ou explore supermercados físicos para a compra do mês. Muitas vezes, a diferença entre os valores dos produtos cobrados pelos estabelecimentos é grande. Por isso, atenção.
  1. À vista é sempre melhor. A economia do dia a dia ajuda a comprar o que for necessário à vista. Dessa maneira, evite usar o cartão de crédito sem planejamento. 
  1. Invista. Faça investimentos e amplie os seus rendimentos futuros com o dinheiro extra que você conseguiu guardar. Sempre é hora de pensar no amanhã. 

Antes de comprar, responda:

Quero?

Evite fazer compras por impulso, motivado por promoções ou deslumbramento momentâneo. 

Preciso?

Muitas vezes já temos um produto semelhante em casa que cumpre exatamente a mesma função. 

Posso?

Já fez as contas e sabe exatamente o quanto sobrou de dinheiro no mês? A nova compra vai apertar o orçamento? Pense bem para não se endividar.

Devo?

O imediatismo muitas vezes pode fazer com que você leve para casa algo que será, no futuro, dispensável. 

Fonte: Bradesco

Link copiado