Armazene corretamente as ervas aromáticas na geladeira

Cuidados com umidade ajudam a prolongar tempo de uso

Redação FamiliarIdades
Ervas aromáticas: é possível prolongar a vida útil por dias ou até semanas com o armazenamento adequado. Foto: Getty Images.
Ervas aromáticas: é possível prolongar a vida útil por dias ou até semanas com o armazenamento adequado. Foto: Getty Images.

Ter ervas frescas e perfumadas sempre à mão para preparar as mais variadas receitas garante muito sabor e frescor às preparações. Mas preservá-las na geladeira requer atenção principalmente com a umidade. É possível prolongar a vida útil por dias ou até semanas com o armazenamento adequado. 

Confira as dicas para guardar ervas aromáticas:

Higienização

O primeiro passo é higienizar bem as folhas assim que chegam da feira ou supermercado. Lave-as com água corrente e, se possível, mergulhe por alguns minutos em uma solução com hipoclorito de sódio ou vinagre. Depois, seque delicadamente com papel toalha ou em uma centrífuga de saladas, removendo o excesso de umidade que favorece a decomposição.

Preservação

Para armazenar ervas com talos mais firmes, como salsa, cebolinha e coentro, uma dica eficaz é colocá-las em um copo com um pouco de água e cobrir as folhas com um saco plástico. Em seguida, leve à geladeira. Troque a água a cada dois dias para manter o frescor.

Papel toalha

Seque muito bem as folhas mais delicadas, como manjericão e hortelã. Elas devem ser guardadas em potes com tampa ou enroladas em papel toalha, colocadas em sacos plásticos ou recipientes fechados. 

Recipientes próprios

Existem hoje no mercado recipientes próprios para o armazenamento de ervas aromáticas que permitem colocar os talos submersos em água e ainda preservar as folhas. 

Atenção

Evite armazenar as ervas em sacos plásticos fechados diretamente após a compra, pois a umidade acumulada acelera a deterioração. Armazenar corretamente não só evita desperdícios, como também preserva o aroma e os nutrientes das folhas por mais tempo.

Link copiado