O magnésio está presente no nosso organismo e é de fácil absorção. O mineral contribui com as funções celulares, o metabolismo e a ativação hormonal. Também ajuda o sistema imunológico e a saúde muscular. Mas não somente. Ao regular o açúcar no sangue, pode trazer benefícios para quem tem diabetes.
“O magnésio participa como cofator essencial de diversas enzimas do metabolismo de carboidratos, além de modular a secreção e a ação da insulina nos tecidos alvo por meio da interação com os receptores desse hormônio”, explicou a professora de nutrição da Anhembi Morumbi, Driele Cavalcanti, em entrevista ao Estadão.
É possível garantir a ingestão diária com uma alimentação saudável. A Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO) recomenda a ingestão diária de 420mg para homens e 320mg, mulheres.
Para isso, basta ajustar a dieta. Alimentos como castanha-do-pará, avelã, caju, tofu e até arroz integral ajudam a garantir a dose diária necessária para o bom funcionamento do nosso organismo.
Em contrapartida, a deficiência do mineral pode causar ansiedade, confusão, cãibras, irritabilidade, fraqueza muscular, assim como dores de cabeça. A suplementação oral, contudo, deve ser feita com acompanhamento médico. Ingerir mais do que a dose recomendada pode impactar os rins, por exemplo. Por isso, nunca se automedique.
Confira alguns alimentos ricos em magnésio para adicionar na dieta:
- Folhas verdes, como espinafre e couve
- Sementes e nozes
- Chocolate amargo
- Abacates
- Peixes gordurosos
- Leguminosas
- Grãos integrais