Alguns comportamentos podem ter grande influência no emagrecimento. Mudanças simples no estilo de vida e na quantidade de alimentos que consumimos diariamente são fatores relevantes para quem quer ficar mais saudável.
Um estudo conduzido pelo Pennington Biomedical Research Center, da Harvard T.H. Chan School of Public Health e pelo Brigham and Women’s Hospital, em Boston. analisou 811 participantes divididos em quatro grupos. Cada um seguia uma dieta diferente em relação a níveis de gordura, proteína e carboidratos.
As dietas variaram em termos de proporção de carboidratos, indo de 35% a 65% das calorias totais. Mas todas eram baixas em calorias e gordura saturada. Após dois anos, os resultados mostraram que os participantes perderam, em média, entre 3 e 3,5 quilos, independentemente da composição da dieta.
Os pesquisadores concluíram que o sucesso na perda de peso não dependia do tipo de dieta, mas de comportamentos comuns entre aqueles que perderam mais peso.
Mais proteína
Pessoas que aumentaram a quantidade de proteína perderam muito mais peso. Comer mais proteína é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Com isso, o corpo gasta muitas calorias fazendo a digestão se comparado a gordura e carboidratos.
Além disso, aumenta a saciedade. “Quando você aumenta a ingestão de proteína, acaba consumindo menos comida”, disse George A. Bray, coautor do estudo e diretor emérito do Pennington Biomedical Research Center, em reportagem publicada pelo Estadão.
Mais fibras
No estudo, as pessoas que aumentaram a ingestão de fibras perderam aproximadamente 10 quilos. Afinal, também ajuda na sensação de saciedade, estimulando a liberação de hormônios supressores de apetite, como o GLP-1.
Menos ultraprocessados
As pessoas que consumiram menos alimentos ultraprocessados perderam uma média de 8,2 quilos durante o estudo. Não é à toa: eles contêm aditivos que podem fazer com que as pessoas comam demais. Além do mais, são menos nutritivos do que frutas, grãos e outros alimentos integrais.
Mais variedade
Colocar cor no prato também é uma forma de melhorar a alimentação e, de quebra, perder peso. Afinal, isso pede uma variedade de legumes, verduras e frutas.
Mais atividades
Caminhar ou praticar qualquer outra atividade física é fundamental para quem busca peso. No estudo, pessoas que se exercitam mais tiveram melhores resultados.
Mais descanso
Dormir também é fundamental para perder peso. A insônia e outros problemas na hora do descanso podem desencadear alterações cerebrais e hormonais que levam a um desejo de comer mais alimentos ricos em gordura e açúcar, o que vai dificultar o emagrecimento.