Eletrodomésticos e produtos que facilitam a vida na cozinha

Equipamentos inovadores contribuem para um preparo de refeições mais fácil e prazeroso

Redação FamiliarIdades
Alguns utensílios podem reduzir o tempo que você passa na cozinha, além de tornar a tarefa de cozinhar muito agradável. Foto: Getty Images.
Alguns utensílios podem reduzir o tempo que você passa na cozinha, além de tornar a tarefa de cozinhar muito agradável. Foto: Getty Images.

Cozinhar pode ser uma tarefa prazerosa, especialmente quando você dispõe das ferramentas certas. Veja a seguir dez itens e eletrodomésticos que facilitam a vida no dia a dia durante o preparo de refeições:

1. Termocirculador

Permite o cozimento de alimentos em sacos plásticos, em banho-maria, com temperatura e tempo controlados. Essa técnica é chamada de ‘sous vide’ (a vácuo, em tradução livre), e garante que peixes, carnes vermelhas, frutos do mar e sobremesas fiquem com consistência uniforme e muito saborosas. Além disso, consome menos energia que um forno convencional, não aumenta a temperatura da cozinha e diminui o risco de incêndio. 

2. ‘Robô de Cozinha’

Um eletrodoméstico que combina várias funções em um só, como liquidificador, processador, batedeira, panela, balança e até livro de receitas. A grande vantagem é que você não precisa buscar cada item nos armários nem perder tempo fazendo tarefas repetitivas. Ela te ajuda a preparar diversos pratos, desde sopas e molhos até massas e sobremesas. Há diversos modelos disponíveis no mercado, então a dica é ficar atento principalmente à potência, ao consumo de energia e, claro, à facilidade de limpeza. 

3. Fritadeira elétrica

Mais conhecida como “Air Fryer”, a fritadeira elétrica é tão prática que, em poucos anos, no mercado conseguiu conquistar um espaço realmente especial nas cozinhas brasileiras. Quase o “rei” dos eletromésticos. O equipamento está quase substituindo o fogão e o forno, pois permite fritar, assar e grelhar alimentos sem usar óleo – e de forma veloz. As versões mais modernas trazem ainda funções extras e design caprichado, algumas com visor transparente para acompanhar o preparo. 

4. Garfo para cortar cebolas

Metódicos compulsivos, chega de chororô: uni-vos para apreciar esse simples utensílio que ajuda a cortar fatias de cebola da mesma espessura. É perfeito para fazer anéis crocantes ou deixar a sua salada com um toque de chef, sem o risco de machucar os dedos.  

5. Panelas elétricas

Existem vários tipos de panelas elétricas, como a de arroz, a de pressão e a de fondue e as multifuncionais. Como precisam de menos água para o preparo da comida, acabam contribuindo para reter mais nutrientes. Além disso, oferecem mais segurança durante a preparação da comida. A desvantagem do equipamento pode ser o consumo de energia. Por isso, verifique as especificações do modelo antes de comprar. 

6. Garras para desfiar carne

Muitas receitas com carne desfiada são deliciosas, mas pensamos duas vezes antes de fazer porque o processo pode ser bastante trabalhoso. Um par de garras facilita isso e funciona tanto para frangos, porco, carne de boi ou carne seca, assados ou cozidos. Basta encaixar nas mãos e rasgar a carne no estilo ‘Wolverine’.

7. Sushezi

É possível, sim, preparar comida japonesa em casa sem muita técnica e sem perder os cabelos. O sushezi é um tubo que dispensa a esteira na hora de enrolar o arroz no recheio e deixa as porções padronizadas. 

8. Mixer com batedor de claras

Se você geralmente evita receitas de quiches e bolos que dependem da clara em neve, esta é a sua solução: um mixer com batedor específico para essa função. É bem mais prático do que a batedeira ou o fuê convencional, e ainda pode facilitar na preparação de achocolatados, milk shakes e sucos. 

9. Triturador de temperos

Provavelmente uma das melhores invenções dos últimos tempos para quem cozinha no dia a dia, o triturador de alimentos facilita a preparação de todas as refeições porque dispensa o trabalhoso processo de picar cebola, alho, pimentão, cenoura e hortaliças. Com esse item, um arroz a grega fica pronto rapidinho e você não faz bagunça na cozinha. Há versões elétricas e manuais, a custo muito acessível.

10. Lâmina para cortar legumes

Há diferentes modelos disponíveis no mercado e alguns não funcionam tão bem. A versão clássica de madeira com regulagem da lâmina em inox é, provavelmente, a melhor opção. Você pode preparar batatas chips, salada de pepino japonesa e até mesmo bacalhoada com legumes em pouco tempo. Mas cuidado com os dedos: o ideal é usá-lo com suporte para fixar o alimento que será laminado. 

Com esses utensílios e eletrodomésticos, basta vestir o avental e mãos à massa!

Link copiado