Congelar alimentos é uma forma de facilitar a vida na cozinha, além de fazer com que eles durem mais. De quebra, reduz o desperdício e garante a segurança alimentar da família. Mas, ainda que seja um processo simples, devemos ficar atentos a alguns detalhes antes de colocarmos tudo no freezer.
Veja como congelar alimentos:
- Condição dos alimentos. Em primeiro lugar, certifique-se de que eles estejam frescos e limpos antes de congelá-los. No caso de legumes, ferva de 3 a 5 minutos e, depois, jogue água fria para encerrar o cozimento. Então embale e coloque no freezer.
- Refeições prontas. Cozinhe o alimento pelo mínimo tempo necessário, já que o processo de congelar e descongelar pode amolecer a textura e prejudicar o gosto.
- Alimento selado. Para carnes, processados, embutidos, pães e sopas, o congelamento deve ser completamente fechado, com menor quantidade de ar possível. Além do mais, evite fatiar as carnes, porque isso aumenta a chance de proliferação de bactérias.
- Embalagens. Use potes e sacos adequados para garantir um bom congelamento, de preferência livres de bisfenol A (BPA-free). As embalagens devem ser próprias para ir ao micro-ondas (para facilitar o descongelamento) e possuir as seguintes características: não permitir que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer; evitar a passagem de aroma; não rasgar com facilidade; resistir à gordura; aderir ao alimento antes do congelamento e soltar com facilidade após congelado.
- Marque as datas. Você pode usar canetas próprias para esse tipo de marcação ou colar adesivos com o nome do alimento e o dia em que foi congelado. O prazo de validade varia conforme o alimento e a temperatura média do freezer.
Da mesma forma, o momento de retirar os alimentos do congelador requer atenção. Se os alimentos forem descongelados em temperatura ambiente, as bactérias podem se proliferar rapidamente e causar doenças. O método mais seguro é tirar do freezer e deixar na geladeira. Se você estiver com pressa, pode usar o micro-ondas.