Um vidro reciclado não emite gás carbônico e utiliza 40% menos energia no processo industrial. Mas, infelizmente, grande parte do que o Brasil joga fora anualmente – 1 bilhão de garrafas, segundo estimativa do governo federal – não tem a destinação correta. Além dos impactos na natureza, o descarte incorreto provoca inúmeros acidentes.
Desde 2022, o País conta com uma política específica para o descarte de vidro, com o sistema de logística reversa, que tem como objetivo reduzir os danos ao meio ambiente, assim como contribuir para uma produção mais sustentável.
Afinal, o vidro é 100% reaproveitável e infinitamente reciclado. Então os cacos, após o processo de trituração, podem ser transformados em copos, jarras e outros itens, reduzindo os impactos da retirada de matéria-prima da natureza.
Mas é preciso ter alguns cuidados para evitar acidentes. Por exemplo: reserve um local específico para guardar esse material na sua casa, longe de crianças e pets, antes do descarte. Se o copo quebrou, embrulhe em jornal ou papel de revistas. Só então coloque em uma caixa para que o material fique seguro para quem vai recolher.
Da mesma forma, nunca jogue vidros em lixeiras comuns. Esta é a principal causa de acidente entre os garis. Fique atento ao cronograma de coleta domiciliar ou leve até o ponto de reciclagem mais próximo da sua casa.
Confira as dicas para o descarte de vidro:
- Separação. Tenha sempre uma lixeira exclusiva para vidros. De preferência uma caixa. Isso vai garantir o encaminhamento correto para os centros de reciclagem.
- Resíduos. Antes de descartar embalagens de vidro, certifique-se de que estão limpas e sem resíduos orgânicos. Isso facilita o processo de reciclagem e garante um produto final de melhor qualidade.
- Coleta. Verifique se o serviço de coleta de resíduos em sua área inclui o recolhimento de materiais recicláveis, como vidro. Colabore com o cronograma estabelecido e siga as instruções fornecidas pelos órgãos responsáveis. Se o serviço não estiver disponível, leve até um ponto de coleta.
- Materiais. Ao descartar vidro, não misture com outros materiais, como plástico ou metal. A separação correta facilita o processo de reciclagem e minimiza o impacto ambiental.
- Conscientização. Envolva a família nesse processo e explique a todos a importância da reciclagem para o meio ambiente. Adote sempre práticas sustentáveis.