
Quem resiste a um bom cafezinho? Há quem se preocupe que a ingestão diária da bebida possa prejudicar a saúde. Mas uma pesquisa recente da Universidade de Coimbra, em Portugal, trouxe uma boa notícia: o consumo do café ajuda a proteger contra diversas doenças causadas pelo envelhecimento.
Os pesquisadores fizeram uma revisão de mais de 50 estudos sobre o café nos últimos 20 anos e concluíram que o consumo regular da bebida está associado a uma redução da mortalidade por todas as causas.
O café também ajuda a proteger contra doenças que afetam mais as pessoas idosas. Por exemplo: problemas cardiovasculares, derrames, diabetes, demência e depressão grave. A pesquisa indica que o hábito poderia prolongar a vida saudável por quase dois anos.
Mas por que essa bebida está ligada a tantos benefícios? Os efeitos estão relacionados aos nutrientes e antioxidantes presentes no café, que contém mais de 2 mil compostos bioativos.
Entre as propriedades do grão, estão os ácidos clorogênicos, cafeína e melanoidinas. Essas substâncias estão ligadas a propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
O principal autor do estudo, Rodrigo Cunha, reafirma o papel do café e seus benefícios, principalmente para as pessoas mais idosas. “As recomendações clínicas tradicionais às vezes negligenciam o papel do café no envelhecimento saudável. Mas com uma forte base de pesquisa sobre como o consumo regular, ele pode potencialmente reduzir algumas das doenças mais crônicas”, afirmou, em nota divulgada pela universidade e publicada pelo Estadão.
Para além do café, manter hábitos saudáveis e praticar atividades físicas são sempre as recomendações primordiais para quem busca mais qualidade de vida e bem-estar. Contudo, antes de mudar a sua dieta, consulte sempre o seu médico.