Como conservar frutas, verduras, laticínios e grãos

Alguns precisam de refrigeração, outros podem ficar na fruteira; veja caso a caso

Redação FamiliarIdades
Saiba como conservar frutas e outros alimentos por mais tempo. Foto: Getty Images.
Saiba como conservar frutas e outros alimentos por mais tempo. Foto: Getty Images.

A geladeira está cheia? Alguns cuidados ajudam a conservar frutas, verduras e outras comidas. Além disso, evitam que alimentos sejam descartados em poucos dias. O segredo está na forma como armazenamos cada produto. Enquanto alguns precisam de refrigeração, outros podem ficar na fruteira. Em muitos casos, é preciso higienizar e manter na água. Outros, em recipientes secos. 

O consumo consciente também ajuda a economizar na compra do mês, não desperdiçar os alimentos e dinheiro. Então, leve para casa apenas o que for consumir. Assim, não caia na tentação das promoções, especialmente nas feiras livres. É comum comprar mais do que o necessário diante de preços atrativos. Contudo, se isso acontecer, cozinhe, faça receitas e congele para prolongar o prazo de validade. 

Para não errar, veja com atenção o que já existe na geladeira e nos armários antes de fazer as compras. Fique atento aos compartimentos do refrigerador. Alguns espaços protegem legumes e verduras. Outros, com temperaturas mais frias, são indicados para laticínios, por exemplo. Evite colocar produtos perecíveis na porta. 

Confira as dicas para conservar frutas e outros alimentos:

Verduras

Aquela rúcula linda pode murchar do dia para noite se for exposta à umidade. Então, para manter verduras frescas por mais tempo, o ideal é lavar e secar bem. Depois, colocar em recipientes com vedação e entre folhas de papel toalha, que absorvem a umidade. Usar a centrífuga para saladas também é uma boa opção para retirar toda a água após a higienização. Mas, se não conseguir secar, não lave. Faça isso apenas na hora de consumir.

Legumes

Armazene beterraba, cenoura e mandioca em potes com água na geladeira. Da mesma forma. evite guardar em sacos plásticos. Coloque as batatas na fruteira, longe do sol, assim como o alho e a cebola. Tomates também ficam fora, desde que não estejam maduros. Além disso, uma das formas de preservar os legumes é congelar: basta, antes, colocá-los por alguns minutos em panela com água fervente. 

Frutas

Guarde frutas com cascas delicadas na geladeira. No freezer, armazene sem a casca. Bananas, sempre fora. Se amadurecerem e você não for consumir, congele sem a casca. Isso pode render vitaminas e até sorvetes caseiros. Você pode ainda congelar frutas vermelhas, assim como abacaxi, manga, kwi e melão.

Pão, ovos e laticínios

Guarde os queijos, separadamente, no compartimento mais frio da geladeira. Já os pães ficam em temperatura ambiente, bem fechados em sacos plásticos. Exceto o pão francês, que pode ser congelado. Deixe os ovos no fundo das prateleiras da geladeira, para evitar as oscilações de temperatura. O ideal é não lavá-los antes de refrigerar – apenas na hora de consumir. 

Cereais e grãos

Feijão, grão de bico, lentilha e arroz, por exemplo, devem ser sempre guardados em potes herméticos. Além disso, armazene nos armários, longe da luz e do calor. Opte pelas partes mais distantes do fogão.

Link copiado