Confira oito dicas para economizar ao lavar roupa

Fique de olho no tamanho do equipamento e na quantidade de peças

Redação FamiliarIdades
É possível economizar água e energia nas tarefas diárias, inclusive ao lavar roupa. Foto: Getty Images.
Senior man hanging clothes out on the clothesline

É possível economizar água e energia nas tarefas diárias. Principalmente na hora de lavar a roupa. Mesmo em equipamentos modernos, que consomem menos energia, vários ciclos de lavagem podem ter grande impacto nas contas e no desperdício de água.

A dica mais importante é escolher uma máquina do tamanho ideal. Uma pessoa que mora sozinha vai desperdiçar água em uma única lavagem em um equipamento muito grande. Já se uma família grande tiver uma máquina pequena, serão necessários vários ciclos, o que também terá um grande impacto no consumo. 

Para se ter ideia do consumo de água, uma lavadora de 10 quilos chega a gastar 135 litros por ciclo. De 11 e 12 quilos, 168 litros e as de 17 quilos, até 197 litros de água a cada lavagem. Portanto, atenção. 

Usar uma máquina é ainda muito mais vantajoso do que lavar manualmente. Isso porque é possível colocar várias peças ao mesmo tempo, o que garante uma economia no enxágue. Mas você pode, por exemplo, deixar as roupas que precisam ficar de molho em baldes. Isso permitirá um ciclo mais curto durante a lavagem. 

Dicas para economizar água ao lavar a roupa:

1. A maioria das roupas pode ser lavada com água fria. Com isso, você economiza energia. Temperaturas elevadas podem danificar algumas roupas.

2. Não lave poucas peças todos os dias. Espere acumular. Com a capacidade completa, a máquina usará a mesma quantidade de energia e água. 

3. O sabão em pó ou líquido deve ser utilizado na quantidade correta. Excesso de produtos exigem mais enxágue. Consequentemente, mais energia e água. 

4. Não deixe a água da máquina ir para o ralo. Ela pode ser reutilizada para lavar o chão dos banheiros ou da cozinha. 

5. A lavadora precisa de manutenção e cuidados. Portanto, limpe o filtro regularmente. Se algo não estiver funcionando bem, a eficiência pode ser reduzida e o resultado é o aumento das contas.

6. Se o dia estiver ensolarado, coloque as roupas no varal. Usar a secadora com frequência também vai elevar os gastos com a energia.

7. Se o tempo está ruim e você precisa secar as roupas, faça isso com várias peças e ciclos seguidos para aproveitar o aquecimento do equipamento.  

8. Verifique se as mangueiras de entrada e saída de água estão bem ajustadas para que não ocorra nenhum vazamento. 

Link copiado