O consumo de alimentos ultraprocessados subiu 5,5% no Brasil em uma década, de acordo com dados publicados pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Apesar da sedutora promessa de otimizar a rotina, essa categoria de alimentos está associada ao desenvolvimento de mais de 30 doenças, de acordo com a revisão de 45 artigos científicos publicada pela revista The BMJ. Por isso, você deve investir na comida caseira.
Em entrevista para o Estadão, a nutricionista Fabiana Rasteiro, do Hospital Israelita Albert Einstein, comenta que “pela escassez de tempo, hoje se vê um alto consumo de produtos ultraprocessados, que, além de práticos, costumam carregar excesso de gordura, açúcar e sódio.”
Aposte na comida caseira
Mas cozinhar em casa é uma forma de desviar dos ultraprocessados e ter uma alimentação mais saudável. E são dois estudos que dizem isso. O primeiro foi feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, e o segundo, pela nutricionista Juliana Watanabe, que rendeu a publicação no periódico Nutrition.
As pesquisas mostram que a comida caseira tende a ser preparada com mais ingredientes naturais, enriquecendo a presença de nutrientes, como fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos de boa qualidade, nas refeições.
Fazendo da comida caseira um hábito:
Responsabilidade compartilhada
Planejar o cardápio, fazer a compra, lavar, guardar, picar, preparar os alimentos demanda tempo. Sim, cozinhar dá trabalho. Mas quando a responsabilidade pela alimentação da família não recai apenas em uma pessoa, em geral na mulher, a missão não se torna impossível. É importante que todos os membros – as crianças, de acordo com suas capacidades e segurança – se envolvam nesse processo e dividam as tarefas para que não pese para ninguém.
Batch cooking
Outra dica é separar um dia para preparar todas as refeições da semana. Essa prática é conhecida como “Batch cooking” e ajuda a organizar a alimentação, garantindo marmitas mais saudáveis para os dias de correria. Comece pela geladeira, vendo o que você já tem à disposição. Em seguida, planeje o cardápio para cozinhar – isso também evita o desperdício de comida.
Receita simples
Por fim, comece por receitas que são mais fáceis de fazer, para não tomar tanto tempo ou se frustrar com o resultado. Com o tempo, vá incrementando ideias, afinal, cozinhar também pode ser divertido. Quer algumas sugestões? Confira receitas rápidas e saborosas.