A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é economia doméstica. Afinal, diversos eletrodomésticos poupam tempo e dinheiro e tornam a rotina mais prática. Por isso, na hora de escolher, avalie todas as funcionalidades, se será prático no dia a dia e se fará a diferença no orçamento familiar.
Pois as necessidades de uma pessoa que mora sozinha são diferentes das de uma família ou de um grupo de amigos que dividem um apartamento. Então, se a pessoa não tem tempo de preparar as refeições em casa, não vale a pena investir nesses equipamentos. Agora, se a casa tiver crianças que consomem muito suco, por exemplo, pode valer a pena considerar uma centrífuga.
Veja eletrodomésticos que ajudam a economizar:
- Purificador de água. Se a família consome muita água mineral em galão, por exemplo, vale mais a pena instalar um purificador, o que vai gerar uma economia de dez vezes o valor gasto anualmente com a compra de água.
- Máquina de pão. Dependendo do consumo diário de pão de uma família, comprar a máquina pode valer a pena. O equipamento é programável e só é preciso adicionar os ingredientes. Para quem busca praticidade, essa é uma ótima opção para ter aquele pãozinho fresco diariamente.
- Centrífuga para sucos. A família é do tipo que adora combinar diversas frutas para preparar sucos diferentes? A centrífuga é uma ótima opção para ter sempre em casa sucos naturais e mais saudáveis. O equipamento também gera economia em longo prazo se comparado ao preço dos sucos naturais encontrados nos supermercados.
- Máquina de lavar louças. O equipamento poupa o tempo e também utiliza menos água no processo de higienizar a louça. A dica é deixar acumular mais louça para que o equipamento seja ligado menos vezes.
- Airfryer. Por concentrar mais o calor e manter a temperatura estável, o gasto com energia é menor que o gasto do forno a gás em algumas preparações. A fritadeira elétrica também permite uma economia de tempo no preparo das refeições.
Confira sempre a voltagem antes de comprar um equipamento e as dimensões. Verifique se a rede elétrica suporta o aparelho e o custo-benefício. Também faça os cálculos para verificar o consumo de energia e pesquisa sobre a experiência de outros usuários que compraram o eletrodoméstico.