
O queijo é utilizado como base para doces há muito tempo. Com a invenção do cream cheese pelos americanos, receitas conhecidas passaram por adaptação, ganharam novos ingredientes e, hoje, o cheesecake é símbolo da confeitaria americana.
No início do século 20, o fabricante de queijos William Lawrence desenvolveu o cream cheese como o conhecemos hoje, ingrediente essencial para o cheesecake americano. A textura densa e cremosa, sobre uma base crocante de biscoito, tornou-se marca registrada da receita clássica nova-iorquina.:
Receita clássica de New York Cheesecake
Ingredientes:
Base
- 200 g de biscoito tipo “graham cracker” ou maisena
- 100 g de manteiga derretida
- 1 colher (sopa) de açúcar
Recheio
- 900 g de cream cheese
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 4 ovos
- 1 gema
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- 200 ml de creme de leite fresco
- Suco de meio limão (opcional)
Modo de preparo. Triture os biscoitos até se transformarem em uma farofa fina, Misture com a manteiga derretida e o açúcar. Forre o fundo de uma forma de aro removível e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por 10 minutos. Reserve.
Na batedeira, bata o cream cheese até ficar cremoso. Adicione o açúcar, a farinha e misture bem. Acrescente os ovos um a um, a gema, a baunilha, o suco de limão e, por fim, o creme de leite.
Despeje sobre a base já fria e asse em banho-maria a 160 ºC por 1 hora e 15 minutos. Deixe esfriar no forno desligado com a porta entreaberta. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir.
Cobertura
A calda pode ser feita com uma mistura de frutas vermelhas e açúcar. Leve ao fogo até soltar os líquidos. O cheesecake também pode ser servido com cobertura de chocolate, doce de leite e variações de frutas.