Os chás são usados há séculos para ajudar no bom funcionamento do organismo. O chá verde, no entanto, tem ganhado cada vez mais destaque. Muitos acreditam que a bebida ajuda no emagrecimento e faz as vezes de remédios que são utilizados atualmente para a perda de peso.
Especialistas, no entanto, alertam que a bebida sozinha não faz milagres e suas propriedades medicinais não são encontradas em quantidade suficiente para provocar uma grande perda de peso.
O chá verde é usado desde a antiga China e reconhecido por suas propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e de combate ao colesterol LDL, contribuindo para a saúde cardiovascular e para a atividade cerebral.
Mas, para emagrecer, o chá verde realmente funciona?
Vídeos na internet chegam a comparar o chá com o Ozempic, medicação utilizada para auxiliar na perda de peso. Isso porque a bebida aumentaria a produção de GLP-1, hormônio que regula a fome e faz com que o corpo libere insulina.
Alguns estudos com animais indicam que o extrato de chá verde pode baixar o açúcar no sangue. Mas, em humanos, os resultados são inconclusivos. Um estudo com 92 pessoas com diabetes tipo 2 não encontrou diferenças significativas na produção de GLP-1 entre quem tomou extrato e quem tomou placebo.
Especialistas afirmam que os efeitos do chá são pequenos e temporários. Já a medicação permanece no corpo por mais tempo, impactando mais na perda de peso. O chá verde ajuda a melhorar a saúde, mas isso também depende de uma mudança no estilo de vida.
As pessoas que recorrem ao chá verde para perder peso “não podem esperar um grande efeito, e certamente nada que se compare a medicamentos como o Ozempic, disse Rob van Dam, professor de ciências do exercício e da nutrição na Escola de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, em reportagem publicada pelo Estadão.
Propriedades da erva
O chá verde contém boas propriedades e pode ser utilizado como um complemento nas dietas, mas sozinho, não faz milagres. A nutricionista Julia Zumpano, da Cleveland Clinic, afirma que um único caminho para emagrecer costuma não dar resultado. Perder peso depende de uma alimentação equilibrada, exercícios, genética, saúde mental e até qualidade do sono, ou seja, uma mudança no estilo de vida.
Além disso, é fundamental o acompanhamento de um profissional da saúde. Assim, antes de adotar uma dieta específica, consulte um médico.