
A carne de panela está sempre presente no cardápio dos brasileiros. Tem quem faça só o prato só com temperos. Já outras preparações levam molho de tomate. Algumas receitas contam com legumes, como batatas, vagem e cenoura.
Seja como for, a carne precisa ficar macia e saborosa. Então como escolher o melhor corte para essa receita? Veja a seguir:
Músculo
O músculo tem muito colágeno, além de um sabor intenso. Assim, o corte é perfeito para cozidos. Afinal, durante o preparo, as fibras se desmancham, conferindo uma textura macia e um caldo encorpado. Uma boa pedida para acompanhar com arroz ou purê.
Acém
O acém, um corte da parte dianteira do boi, é bastante utilizado em carne de panela por ser saboroso e ter uma proporção equilibrada entre carne e gordura. Um outro ponto que faz o corte ser um dos mais escolhidos é o preço mais acessível. Mas, para garantir uma camada a mais de sabor, prepare a carne e depois adicione batata e cenoura.
Costela
A costela é uma carne que exige um tempo maior de preparação. Afinal, tem bastante gordura. Mas o seu sabor intenso conquista paladares. Então faça uma marinada com diversos temperos antes de colocar a carne na pressão. Isso vai intensificar ainda mais os sabores.
Paleta
A paleta é um corte localizado na parte dianteira do boi. Ela combina sabor e maciez, tornando-se uma excelente opção para quem busca um prato com caldo encorpado e pedaços desmanchando na boca.
Coxão duro
Este corte tem fibras mais longas e é muito utilizado para fazer ensopados. Para prepará-lo, coloque seus temperos favoritos e deixe a carne na pressão até ficar macia. Se quiser, também pode adicionar batatas, cenouras e até quiabo.