O cálcio é fundamental para o nosso corpo. Faz parte da composição óssea, atua nas funções neuromusculares, ajuda a controlar a hipertensão, além de ser importante para a coagulação. É o mineral presente em maior quantidade no nosso organismo. Por isso, prestar atenção na alimentação do dia a dia é tão importante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma pessoa adulta consuma pelo menos 1000 mg de cálcio diariamente. A recomendação da quantidade muda para crianças, mulheres grávidas, bem como idosos. A falta do nutriente pode resultar em espasmos, cãibras e problemas intestinais e ósseos.
Existem diversas boas fontes de cálcio que podem marcar presença nas refeições diárias. Um prato colorido, variado, com carboidrato, proteínas, verduras e legumes ajuda no consumo indicado do nutriente. Comer bem é fundamental para manter a saúde. Portanto, faça também todas as refeições do dia: café da manhã, almoço e jantar.
Para saber se você está em dia com o nutriente, fale com o seu médico e faça o exame. O acompanhamento da saúde garante sempre mais qualidade de vida.
Alimentos ricos em cálcio:
Leite e derivados. Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes de cálcio. Mas escolha opções com baixo teor de gordura para uma alimentação mais saudável.
Vegetais de folhas verdes. Brócolis, espinafre, couve, assim como rúcula fornecem cálcio ao organismo, além de outras vitaminas e minerais importantes para o nosso corpo.
Sardinha e salmão enlatados. São boas fontes de cálcio. Além do mais, fornecem ácidos graxos ômega-3.
Feijão branco. O alimento cozido apresenta 270mg de cálcio a cada 100g. É uma excelente fonte para incluir nas refeições do dia a dia.
Grão de bico. Um poderoso aliado da dieta e do bem-estar. Cada 100g do grão fornece 120mg de cálcio. Também contém triptofano, que contribui para a produção de serotonina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.