Uma experiência divertida pode ficar para sempre na memória dos seus filhos. Além do mais, ditará comportamentos futuros de acordo com o que ele aprendeu. Por isso, uma boa ideia para trazer conceitos de sustentabilidade para os pequenos é montar com eles uma bateria de batata.
Esse experimento simples usa o tubérculo para gerar eletricidade. Assim, mostra que a energia pode ser gerada a partir de fontes renováveis e disponíveis, em vez de recursos não renováveis e poluentes, como o carvão e o petróleo. Com isso, eles serão incentivados a criar outras soluções para os desafios ambientais. Afinal, o futuro pertence a eles.
Como montar uma bateria de batata?
Materiais necessários:
- 3 batatas grandes
- 3 pregos de zinco e 3 moedas de cobre
- 3 fios condutores
- 1 lâmpadas LED pequena
- Faca (para cortar a batata)
Passo a passo
1. Insira os pregos em um lado das batatas. No outro, finque as moedas. Mas deixe sempre a metade dos itens para fora da casca.
2. Pegue os fios condutores. Então, conecte um cabo a cada metal inserido nas batatas. Depois, prenda as extremidades não conectadas ao metal da lâmpada LED.
3. Se fizer tudo corretamente, a lâmpada vai acender. Isso indica que a batata está gerando energia elétrica.
Lembre-se de que uma bateria de batata é uma fonte de energia muito fraca e não deve ser usada para alimentar dispositivos elétricos importantes. É principalmente um experimento educacional para entender os princípios básicos da eletricidade e da química.
Depois de realizar o experimento, você pode higienizar e aproveitar as batatas na cozinha. Caso prefira dispensar, jogue na composteira caseira. Com outros resíduos orgânicos, ela se tornará alimento de outras plantas!
Outros experimentos científicos
Assim como a bateria de batata, há uma série de experimentos científicos bem divertidos para fazer com os filhos em casa. Para fazer, basta reunir ingredientes e itens bem simples. Listamos alguns; confira.