Aspirador de pó: veja modelos e aplicações

O que você precisa saber ao escolher o equipamento para limpar a casa?

Redação FamiliarIdades
Aspirador de pó: escolha um modelo que atenda às necessidades da sua casa. Foto: Getty Images.
Aspirador de pó: escolha um modelo que atenda às necessidades da sua casa. Foto: Getty Images.

Atualmente há tantos modelos de aspirador de pó à venda que muitas vezes não sabemos exatamente qual escolher. Mas entender as vantagens e desvantagens de cada opção antes de comprar pode evitar o famoso “elefante branco” na casa. Assim, fatores como peso, potência, design, reservatório, entre outros, devem ser levados em consideração. 

O que avaliar no aspirador de pó:

Voltagem

Pode parecer bobagem. Mas é comum as pessoas comprarem um equipamento sem olhar a voltagem correta. Isso ocorre principalmente nas compras online. Ainda que você possa trocar o aparelho, é uma dor de cabeça desnecessária. Além disso, você corre o risco de queimar o aspirador se não perceber o engano a tempo. Então, fique de olho!

Potência

Quanto mais Watts (W), mais potente será o aparelho. Consequentemente, maior será o seu poder de sucção. Por outro lado, ele será mais barulhento. Para a aspiração de pisos e tapetes, o ideal é optar por modelos que ofereçam entre 1.100 a 1.600 W. Alguns aspiradores contam com a função de controle de velocidade do motor, o que pode ser muito útil para economizar energia quando não houver necessidade de tanto desempenho. 

Tamanho

Modelos apoiados exclusivamente em rodinhas são, geralmente, grandes e pesados. Porém, na maioria das vezes, oferecem mais potência, bem como amplos reservatórios. Muitos podem aspirar água, facilitando a limpeza de carpetes e locais sem ralo. Contudo, avalie se há espaço na sua casa para guardar o equipamento e se você não vai ficar com preguiça de usar. Caso não seja o caso, escolha modelos verticais, portáteis ou do tipo robô.

Sacos e filtros

É importante que o aspirador possua um sistema eficiente para reter impurezas, ácaros e fungos do ambiente. Modelos mais modernos possuem filtros laváveis e dispensam o uso de sacos coletores de tecido ou papel para armazenar o pó. Embora isso resulte em economia em longo prazo, também pode ser uma desvantagem para quem sofre de alergia. Afinal, você precisará limpar o reservatório, despejando os resíduos no lixo. 

Cabo de energia

Observe a metragem do cabo de força do aparelho. Isso impactará diretamente no dia a dia da limpeza. Quanto maior, melhor, porque você poderá aspirar uma área maior sem mudar de tomada. Aliás, a respeito disso, atenção: verifique se a sua casa possui a entrada correta para os pinos do equipamento. Além disso, veja se há algum sistema para enrolar e prender os fios na hora de guardar.

Design vertical

Esses modelos têm um quê de modernidade no design. Mas, sobretudo, são muito práticos no dia a dia, principalmente na limpeza de espaços menores ou apartamentos. Alguns são tão compactos que podem aspirar embaixo dos móveis com facilidade, como se fosse uma vassoura. Outros, tão leves que podem ser usados para limpar cantos do teto. Há muitas opções disponíveis, ligados por fio ou bateria, e diferentes funções: sucção de pelos, corta fibras, aspiração de água, passa pano, entre outras. 

Modelos portáteis

Ajudam na limpeza de pequenas áreas, como sofás, almofadas e carpetes de automóveis. Também dão aquela mãozinha na hora de recolher migalhas ou itens despedaçados. Muitas vezes, estão acoplados nos próprios modelos verticais. Dependendo da marca, oferecem até aspiração de água. 

Aspirador robô

Um sonho que virou realidade em 2002, o aspirador robô recolhe a sujeira do chão sozinho. Há diferentes modelos no mercado, que variam muito em termos de preço e funcionalidades. Alguns passam pano na casa, outros podem ser controlados remotamente por aplicativos ou programados para agir em horários específicos. Também diferem em termos de autonomia da bateria, capacidade de filtragem e eficiência. 

Ao escolher um aspirador, considere suas necessidades específicas, como o tipo de piso em sua casa, a presença de animais de estimação, alergias, entre outros fatores. Cada tipo de aspirador tem suas vantagens e desvantagens. Então, leia com atenção cada detalhe do aparelho. 

Link copiado