
A alimentação tem um impacto direto sobre a nossa saúde. Alguns alimentos específicos são reconhecidos por seus benefícios para a memória, concentração, assim como funções cognitivas.
Pesquisadores da Universidade Rush, nos Estados Unidos, indicaram a mistura das dietas para o controle da pressão arterial e mediterrânea para compor um cardápio benéfico para o cérebro.
Frutas, vegetais, proteínas magras, cereais integrais e gorduras saudáveis são indicadas para quem quer cuidar das funções cerebrais.
O consumo de alguns alimentos, no entanto, também contribuem para o controle da depressão e ansiedade, além de doenças neurodegenerativas como demências e Alzheimer.
A boa notícia é que alguns desses amigos do cérebro são facilmente encontrados no Brasil. Confira a lista dos ingredientes que você deve incluir na dieta:
Castanha-do-pará
A castanha-do-pará ou castanha do Brasil é bem comum no cardápio dos brasileiros que vivem no Norte. São consumidas nas mais variadas receitas e também in natura, descascadas na hora e bem frescas.
O que faz essa castanha ser tão especial é o selênio, mineral muito importante para a saúde do cérebro. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que a ingestão do alimento ajudou a repor a deficiência do nutriente em idosos.
A castanha é o alimento mais rico em selênio. Uma unidade oferece, em média, de 200 a 400 microgramas. Valor muito maior do que a recomendação diária, que é de 55 microgramas para adultos.
Açaí
O açaí é rico em nutrientes e fitoquímicos, que podem impactar os neurotransmissores e processos cerebrais envolvidos na regulação do humor. Por isso, o fruto pode ser considerado “mood food” (alimento de humor, em tradução livre).
A bióloga Ivana Cruz, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), afirmou em entrevista ao Estadão que o ingrediente contribui para o bem-estar emocional. Mas, para obter todos os benefícios do fruto, busque sempre uma opção que não seja misturada com açúcar. Priorize a polpa congelada feita com 100% de açaí.
Jabuticaba
A fruta queridinha no Brasil faz muito bem para a nossa saúde. É a única brasileira na lista das dez melhores do mundo. A casca é fonte de antocianinas, que neutralizam os radicais livres e moléculas desemparelhadas acusadas de danificar as células.
A jabuticaba está associada à redução do risco de câncer, doenças cardiovasculares e degenerativas, caso do Alzheimer. Por isso, faça sucos com a casca para aproveitar todos os benefícios.
Fermentados
Os alimentos fermentados concentram microrganismos que favorecem o intestino. Quando o sistema intestinal está em desequilíbrio, substâncias nocivas podem passar pela circulação, desencadeando processos inflamatórios que também têm impactos no cérebro.
Os benefícios podem ser obtidos em bebidas lácteas enriquecidas com bactérias probióticas, vinagre, pão de fermentação natural, missô, kombucha e kefir.
Ovo
Alimento rico em nutrientes e vitaminas, o ovo possui uma série de vantagens para a nossa saúde. Uma das substâncias associadas a efeitos benéficos no cérebro é a colina. Está presente na gema e é essencial para a síntese de um neurotransmissor conhecido como acetilcolina, envolvido na regulação da aprendizagem e da memória.
O ovo faz parte da dieta dos brasileiros do café da manhã ao jantar. Lembre-se sempre de incluir esse ingrediente em suas refeições.