Alimentação saudável amplia expectativa de vida em 13 anos

Incluir feijões e vegetais nas refeições têm grande impacto na saúde

Redação FamiliarIdades
Alimentação saudável pode aumentar o tempo de vida da sua família. Foto: Getty Images.
Alimentação saudável pode aumentar o tempo de vida da sua família. Foto: Getty Images.

Que tal reforçar a presença das frutas, verduras, grãos e legumes nas refeições e ganhar até 13 anos de vida? Segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, uma alimentação saudável impacta diretamente na nossa saúde e contribui muito para a longevidade. 

Os pesquisadores analisaram dados do Global Burden of Disease, um levantamento em 127 países sobre doenças com maior incidência em escala mundial, para estimar os impactos do comportamento alimentar em jovens nos Estados Unidos. 

De acordo com a equipe, homens que comem verduras, legumes, grãos e sementes podem aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. Já as mulheres com dieta equilibrada podem ganhar 10,7 anos.

O benefício é maior entre jovens que adotam uma alimentação equilibrada. Mas os impactos também são positivos em pessoas na faixa dos 40 anos: para homens, a expectativa de vida aumenta em 11,7 anos e, para mulheres, em dez anos. 

“A mudança sustentada de uma dieta típica para uma dieta otimizada desde tenra idade se traduz no aumento da expectativa de vida em mais de dez anos”, concluíram os pesquisadores em artigo publicado na PLOS Medicine. “Os ganhos são reduzidos substancialmente com o atraso no início das mudanças, especialmente quando se aproxima dos 80 anos de idade” 

Como adotar uma alimentação saudável no dia a dia?

Para manter uma dieta saudável, o consumo de alimentos frescos deve fazer parte do dia a dia. Por exemplo: legumes, verduras, frutas, nozes e grãos como feijão, lentilha, grão de bico e fava. Além disso, fique de olho em:

Variedade

Uma dieta equilibrada envolve a ingestão de uma variedade de alimentos para garantir os nutrientes que precisamos no dia a dia. Portanto, inclua sempre frutas, legumes, grãos integrais, proteínas, bem como laticínios.

Quantidade

Fique atento às porções. Pois até mesmo os alimentos saudáveis podem ser prejudiciais se consumidos em grande quantidade. Então, aprenda a reconhecer os sinais de saciedade

Beba água

Ande sempre com a sua garrafinha de água. Ela é fundamental para a saúde em diversos aspectos. Por exemplo: ajuda na digestão, a controlar a temperatura do corpo e a ter uma pele mais bonita.

  • Planejamento

Na correria do dia a dia, muitas vezes substituímos os alimentos saudáveis por alguma refeição rápida sem muitos nutrientes. Assim, planejar o que você vai comer na semana e congelar as famosas marmitas garantem uma dieta equilibrada.

Moderação

Para ter uma alimentação saudável, não é preciso parar de comer tudo o que você tem vontade. Mas faça escolhas inteligentes durante a maior parte da semana.

Link copiado