Conheça os mitos e as verdades sobre a airfryer

Equipamento transformou a forma como cozinhamos

Redação FamiliarIdades
A airfryer é aclamada por sua praticidade. Afinal, cozinha rapidamente os alimentos e sem óleo. Foto: Getty Images.
A airfryer é aclamada por sua praticidade. Afinal, cozinha rapidamente os alimentos e sem óleo. Foto: Getty Images.

A airfryer mudou significativamente a forma como cozinhamos. Afinal, o equipamento é capaz de preparar diversos tipos de alimentos de forma rápida e prática. A grande vantagem é fazer tudo sem óleo, o que significa consumir menos gorduras no dia a dia. 

Com a popularidade em alta, circulam também nas redes sociais vídeos que falam sobre os malefícios de preparar a comida nesses equipamentos. O principal deles seria a produção da substância acrilamida que poderia provocar câncer.

Airfryer e acrilamida

Essa substância surge em alguns alimentos aquecidos a 120 ºC ou mais. A reação ocorre quando alimentos que contêm açúcares redutores combinados ao aminoácido asparagina (presente, especialmente, em fontes de amido) passam por altas temperaturas. 

Essa reação pode ser encontrada em pães assados, café torrado e batata, por exemplo. Ou seja: em alimentos que deixam aquela crostinha dourada e crocante. 

A engenheira de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Adriana Pavesi, explicou, em entrevista ao Estadão, que essa reação não é uma exclusividade da airfryer e ocorre independemente do método de cozimento, como fogões e churrasqueiras, e sempre que há combinação de açúcares e aminoácidos. 

Segundo Adriana, não há motivos para abandonar a airfryer ou outros métodos de cozimento. “A concentração nos alimentos não é alta o suficiente para causar esses efeitos neurotóxicos ou carcinogênicos, evidenciados apenas em estudos com animais”, explica.

Benefícios do aparelho

A airfryer é aclamada por sua praticidade. Cozinha rapidamente os alimentos e sem óleo. O consumo elevado de gorduras no dia a dia pode causar o aumento do colesterol, problemas cardíacos, obesidade, assim como pressão alta. 

A professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, Beatriz Tenuta, explica que alguns alimentos preservam mais suas características quando são preparados nesse tipo de equipamento. 

Quando cozinhamos alguns vegetais na água, algumas vitaminas podem se perder no processo porque são hidrossolúveis. “Em um forninho desses, os vegetais não vão perder nenhum tipo de vitamina”, afirma.

A airfryer também é um incentivo para que mais pessoas possam preparar suas refeições em casa e, com isso, adotar um estilo de vida mais saudável. Então, aventure-se na cozinha e faça suas próprias receitas para garantir mais saúde e bem-estar!

Link copiado