Existem inúmeras publicações nas redes sociais incentivando as pessoas a tomarem de 2 a 3 litros de água por dia. Mas isso não é regra. Segundo o professor Eduardo Coelho, da área de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, diversos fatores influenciam na quantidade que devemos tomar diariamente.
“Não há um valor normal ou recomendável para se ingerir ao dia. Geralmente, para um adulto em uma dieta normoproteica padrão, cerca de 1 a 1,5 litro de água será suficiente para manter o balanço hídrico”, afirmou o professor, em entrevista ao Jornal da USP. “Há mecanismos fisiológicos para a manutenção de um equilíbrio hídrico e, caso haja falta de água, a sede aparecerá.”
Um estudo publicado pela revista Science mostra que a quantidade ideal de água é determinada por fatores como sexo, idade, aspectos físicos, umidade do ar, temperatura e Índice de Desenvolvimento Humano. Mas, de uma forma geral, homens e mulheres entre 20 e 40 anos precisam consumir mais do que as demais faixas etárias.
Para quê?
A água é essencial para o nosso organismo, sendo responsável por levar oxigênio e nutrientes para a corrente sanguínea. Dessa forma, regula a nossa temperatura corporal. Por essa razão, quando estamos desidratados, podemos ter febre e outros sintomas. Uma perda de 15% de água no organismo pode ser fatal.
O principal indicador de que o nosso corpo precisa é a sede. É ela que vai indicar a necessidade de ingestão para evitar a desidratação, garantindo a taxa de reposição adequada do organismo.
Contudo, precisamos ter atenção com as pessoas mais velhas, crianças e pacientes com doenças neurológicas. Nesses casos, muitas vezes, o indivíduo é incapaz de sentir sede. Por isso, ofereça água em diferentes momentos do dia para garantir a hidratação correta.
Como se manter hidratado?
- Mantenha uma garrafa de água sempre por perto
- Tente monitorar a quantidade de água ingerida. Alguns apps podem ajudar
- Beba outras bebidas saudáveis, como água de coco, chás e sucos
- Monitore sua urina. Ela deve ser clara e amarelada
- Boca seca, fadiga, tontura ou dor de cabeça podem indicar desidratação
- Evite o consumo de bebidas com álcool e cafeína