Pressão arterial: exercícios noturnos podem beneficiar hipertensos

Estudo da USP comparou o resultado de treinos durante o dia e à noite

Redação FamiliarIdades
Existem múltiplos mecanismos para regular a pressão arterial. Foto: Getty Images.
Existem múltiplos mecanismos para regular a pressão arterial. Foto: Getty Images.Stretching

Um estudo de pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) revelou que idosos que treinam à noite conseguem controlar melhor a pressão arterial. 

Os pesquisadores identificaram que o motivo está relacionado à melhor regulação de um mecanismo que compensa mudanças bruscas da pressão arterial, conhecido como sensibilidade barorreflexa.

“Existem múltiplos mecanismos para regular a pressão arterial. Embora o treino matinal tenha trazido benefícios, foi apenas o noturno que conferiu avanço no controle da pressão arterial de curto prazo – melhorando a sensibilidade barorreflexa”, disse Leandro Campos de Brito, autor do artigo publicado no Journal of Physiology, em entrevista à Agência Fapesp. 

“Isso é importante, pois, além de o controle barorreflexo desencadear efeitos positivos no controle da pressão arterial, não existe medicamento disponível para a modulação desse mecanismo.”

No estudo, 23 pacientes com hipertensão foram divididos em dois grupos: treinamento matutino ou noturno. Ao longo de dez semanas, ambos realizaram treinos de 45 minutos de bicicleta ergométrica na intensidade moderada, três vezes na semana.

Os que treinaram à noite apresentaram melhora nos quatro quesitos analisados: pressão arterial sistólica e diastólica, sensibilidade barorreflexa simpática, assim como atividade nervosa simpática muscular. 

Os que treinaram no período da manhã não tiveram redução na atividade nervosa simpática muscular. Tampouco melhora na pressão arterial sistólica ou na sensibilidade barorreflexa simpática.

Brito afirmou que, por enquanto, o que se sabe é que o controle barorreflexo é definidor – pelo menos do ponto de vista cardiovascular – para os treinos noturnos serem mais benéficos. Mas ainda é preciso avançar no entendimento.

Antes de começar uma rotina de exercícios, consulte um médico. 

Link copiado